20/01/2012

Oração aos Orixás

Print




danca-dos-orixas


 

Que a irreverência e o desprendimento de Exú nos animem a não encarar as coisas da forma como elas parecem à primeira vista e sim que nós aprendemos que tudo na vida, por pior que seja, terá sempre o seu lado bom e proveitoso! Laro yê exu!
Que a tenacidade de Ogum nos inspire a viver com determinação, sem que nos intimide com pedras, espinhos e trevas. Sua espada e sua lança desobstruam nosso caminho e seu escudo nos defenda. Ogum yê meu pai!
Que o labor de Oxóssi nos estimule a conquistar sucesso e fartura à custa de nosso próprio esforço. Que suas flechas caiam à nossa frente, às nossas costas, à nossa direita e à nossa esquerda, cercando-nos para que nenhum mal nos atinja. Okê arô ode!
Que as folhas de Ossanhe forneçam o bálsamo revitalizante que restaure nossas energias, mantendo nossa mente sã e corpo são. Ewe ossanhe.
Que Oxum nos dêem a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada. Tal como suas águas doces – que seguem desbravadoras no curso de um rio, entrecortando pedras e se precipitando numa cachoeira, sem parar nem ter como voltar atrás, apenas seguindo para encontrar o mar – assim seja que nós possamos lutar por um objetivo sem arrependimentos. Ora yeyêo Oxum!
Que o arco-íris de Oxumaré transporte para o infinito nossas orações, sonhos e anseios, e que nos traga as respostas divinas, de acordo com nossos merecimento. Arrobobo Oxumaré!
Que os raios de Iansã alumiem nosso caminho e o turbilhão de seus ventos leve para longe aqueles que de nós se aproximam com o intuito de se aproveitarem de nossos fraquezas. Êpa hey oyá!
Que as pedreiras de Xangô sejam a consolidação da lei divina em nosso coração. Seu machado pese sobre nossas cabeças agindo na consciência e sua balança nos incuta o bom senso. Caô! Caô cabecilê!
Que as ondas de Iemanjá nos descarreguem, levando para as profundezas do mar sagrado as aflições do dia-a-dia, dando-nos a oportunidade de sepultar definitivamente aquilo que nos causa dor e que seu seio materno nos acolha e nos console. Odoyá Iemanjá!
Que as cabaças de Obaluaiê tragam não só a cura de nossas mazelas corporais, como também ajudem nosso espírito a se despojar das vicissitudes. Atotô Obaluaiê!
Que a sabedoria de Nanã nos dêem uma outra perspectiva de vida, mostrando que cada nova existência que temos, seja aqui na terra ou em outros mundos, gera a bagagem que nos dá meios para atingir a evolução, e não uma forma de punição sem fim como julgam os insensatos. Saluba Nanã!
Que a vitalidade dos Ibeijis nos estimule a enfrentar os dissabores como aprendizado; que nós não percamos a pureza mesmo que, ao nosso redor, a tentação nos envolva. Que a inocência não signifique fraqueza, mas sim refinamento moral! Oni di beijada!
Que a paz de Oxalá renove nossas esperanças de que, depois de erros e acertos; tristezas e alegrias; derrotas e vitórias; chegaremos ao nosso objetivo mais nobre; aos pés de Zambi maior! Êpa babá Oxalá!
Que assim seja! Porque assim será! Porque assim o é!
Que todos os Orixás estejam sempre à frente, abrindo teus caminhos!
-que ogum com sua espada lhe ajude em todas as batalhas!
-que iansã te de clareza para separar o joio do trigo!
-que xangô lhe proteje das injustiças do mundo!
-que odé/otim lhe deem conhecimentos e farturas!
-que obá lhe proteje dos corte e das demandas!
-que ossain lhe traga a magia das ervas e o seu conhecimento!
-que xapanã te de sempre muita saúde!
-que os ibejis te proporcione alegrias inocentes e pureza!
-que a minha grande mãe oxum te cubra com o seu manto de amor e riquezas!
-que a a grande mãe iemanja leve com sua ondas todas as tristezas e angustias!
-que o grande pai oxalá te abençoe e lhe cubra de paz!

17/01/2012

Orixás são Anjos

Print
Anjos teologicamente são mensageiros de Deus,
Orixás teologicamente são divindades de Deus,
Qual a diferença entre um mensageiro e uma divindade?
Ambos foram criados pelo Senhor Supremo, ambos estão entre o homem e o Criador, o que muda entre um e outro é o conceito.
Anjos de forma ortodoxa estão inseridos na cultura judaica, católica e islâmica que não aceitam a existência de outra divindade além do Deus Único. Orixás vêm da cultura africana Nagô - Yorubá onde são divindades criadas a partir de Olorun (Senhor do Céu) que é o Deus supremo acima de Tudo e de Todos.
Orixás são adorados em sua cultura, Anjos são venerados, são chamados e não adorados.
Orixás têm vontade própria, Anjos não têm vontade própria no Judaísmo e passam a tê-la no catolicismo.
Assim como os Orixás, cada Anjo têm sua qualidade, veja:

         Rafael é o anjo da Cura,
Obaluaê é o Orixá da Cura

Miguel (Mikael) é o Arcajo chefe das milícias celestes,
Ogum é o Orixá chefe dos exércitos de Aruanda,

Gabriel o herói de Deus é o Anjo da Piedade e anunciação,
Oxalá também é Orixá da Piedade e que traz a mensagem do Alto,

A Igreja Católica só aceita estes três anjos (Rafael, Miguel e Gabriel) mas no Judaísmo podemos continuar encontrando mais Anjos que têm qualidades análogas aos Orixás, ainda, como:

Tsadkiel o Anjo que é mensageiro da Justiça de Deus,
Xangô é Orixá da Justiça Divina,

Samael é o Anjo que traz a punição ou a Morte,
Omulú também é o senhor da Morte,

Haniel ou Anael é a Graça de Deus como Anjo,
Oxum é o Orixá que manifesta a graça, pureza e amor,

Assim poderíamos continuar este estudo nos estendendo por muitos outros Anjos e Orixás, no entanto nosso objetivo é mostrar que Orixás são como Anjos, para Deus e para nós, as diferenças são poucas, pois ambos são manifestadores do sagrado e do divino.
         As diferenças são muito mais culturais, pois quando pensamos em Anjo imaginamos aquele anjinho loiro de olhos claros e quando pensamos em Orixás imaginamos um negro forte ou uma negra sensual. Mas não haverá Anjo de pele negra ou Orixá de pele branca, como a imagem de Yemaná consagrada pela Umbanda.

         A questão é que tanto anjos quanto orixás estão muito acima da cor de pele, raça ou cultura.

Anjos e Orixás estão acima de nós e se cada um se mostra dentro de uma teologia especifica, no entanto Orixás são como Anjos para quem não os conhece e Anjos são como Orixás para quem não os conhece.
Para quem conhece ambos foram criados em Deus, no seu âmago, e a Ele estão ligados e por Ele intercedem como intermediários da criação.
Basta nos permitirmos conhecer de cabeça aberta, não para misturar e sim para entender que os valores de uma cultura não diminui os valores de outra e o que é sagrado sempre o será, pois o sagrado está em Deus.
Que os Anjos e os Orixás nos abençoem aqui, agora e sempre por Deus, Olorum, Zambi, Tupã, Adonai, Ya-Yê e outros nomes mais que possam identificar Aquele que é o Ser Supremo dos "mil" nomes.
Alexandre Cumino. Publicado no Jornal de Umbanda Sagrada de  Agosto de 2006.

12/01/2012

VOCÊ É UMA PESSOA RESILIENTE ?

Print


Você é uma pessoa resilieVocê é uma pessoa resiliente?nte?

:: Osvaldo Shimoda ::

Para a psicologia, resiliência é a capacidade de uma pessoa enfrentar situações adversas, dolorosas e retirar algo de positivo dessas experiências.
Em outras palavras, o resiliente é uma pessoa otimista.
Mas o que é ser otimista?

Muitas pessoas têm uma visão, um entendimento equivocado do que é ser otimista; acham que otimista é aquela pessoa que sempre pensa positivamente, que espera resultados positivos em tudo o que faz. Na verdade, otimista é aquele que busca o ótimo em tudo, isto é, consegue aprender, extrair algo de positivo, uma lição com os seus erros, ou quando algo não dá certo.

O mesmo não ocorre com o pessimista, que faz o contrário... usualmente, consegue extrair algo de ruim mesmo nas experiências agradáveis e gratificantes da vida.
Ao abrir a janela do quarto num dia ensolarado, a esposa comenta com o marido: "Que dia maravilhoso, como está lindo o nosso jardim! Olhe aquela roseira, os botões estão todos abertos. Que pétalas lindas"!
"É, mas o jardim está cheio de ervas daninhas e, além do mais, não gosto de roseiras, elas têm muitos espinhos" - responde secamente o marido.

Após uma forte colisão com o seu carro, o resiliente busca se certificar se sua família está bem. Vendo que ninguém se machucou, aliviado, comenta com a esposa: "Graças a Deus, todos estão bem"! No entanto, o pessimista, diante de um mesmo incidente, reage assim: "Droga, que azar, justamente agora que o seguro do carro está vencido! Era preferível que todos tivessem morrido"!

A psicóloga Terrie Moffitt, professora da Universidade Duke, EUA, um dos mais importantes centros de neurociências do mundo, divulgou um estudo baseado em 30 anos de pesquisa e observação. Ela acompanhou 1037 pessoas desde a primeira infância até os 32 anos de idade e chegou à seguinte conclusão: crianças que conseguem lidar melhor com a frustração e com o fracasso tendem na fase adulta a obter bons empregos, a ter sucesso em negócios, a economizar dinheiro, a cuidar da saúde e a ficar longe de vícios.
Ela concluiu, em seus estudos, que o bom desempenho acadêmico e profissional conseguidos por essas crianças na fase adulta estava menos ligado à inteligência e mais ao autocontrole, isto é, à habilidade de administrar seus impulsos e suas fraquezas.
Não foi por acaso que Sidarta Gautama, o Buda, dizia: "O Rei mais nobre de todos os reis é aquele que é capaz de se dominar".

Não podemos esquecer também que vivemos num planeta de provas e expiações, onde prevalecem as vibrações de dor, medo e ira. Por isso, é fundamental o trabalho interior de autoconhecimento para que possamos nos conscientizar e melhorar as inclinações, os traços de personalidade trazidos de outras encarnações, ou seja, as tendências negativas sobre como reagimos diante dos acontecimentos desagradáveis da vida.
Na verdade, reencarnamos para compreender e procurar melhorar o nosso modo inadequado de pensar, sentir e reagir. Por isso, ser resiliente diante da vida é a chave para evoluirmos como seres humanos e representa a verdadeira cura da alma humana.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...