27/03/2012

O CAMINHO DA CLAREZA

Print

Por Jennifer Hoffman

O antídoto para a dúvida é a clareza, a luz da compreensão que ilumina os cantos escuros de nossa vida, para que vejamos claramente o caminho diante de nós, livre de obstáculos. A clareza é a resposta a todas as nossas questões, o conhecimento que libera todo o medo e com ela vem a liberdade de avançar sem obstáculos. Mas a clareza tem um preço que inclui a aceitação, a liberação, o perdão e a entrada em nosso próprio poder. Enquanto a clareza ajudará a resolver todos os nossos problemas, ela exige muito de nós no modo como encaramos a nós mesmos e aos outros, estejamos conectados com a nossa compreensão através do ego ou do espírito e quanto realmente o queremos. Algumas vezes é mais fácil perambular na escuridão do que caminhar poderosamente em nossa própria luz.

Estamos pedindo a clareza do ego ou do espírito? A partir do ego, ter clareza significa que obtemos o que queremos, quando o queremos e como o queremos. Frequentemente nós queremos clareza para nos mostrar que somos dignos e merecedores, não importa o que aconteça ou o que os outros façam. A clareza do ego responde à questão "por que" através da justificação de sua posição, de suas crenças, valores e percepções. Assim, se não conseguimos aquelas coisas, permanecemos na escuridão porque traçamos uma linha reta para a clareza que não permite quaisquer opções alternativas.

A clareza do espírito está aberta a todas as opções. Ela requer maturidade espiritual e emocional, aceitação de nós mesmos e dos outros em todas as situações, ela facilmente se move do "por que" para "o que", sabendo que há um propósito divino para todas as coisas. Ela lembra que somos responsáveis pelo que acontece em nossa vida, até o ínfimo pormenor. A clareza do espírito está baseada na confiança e na fé em um Universo benevolente que é o nosso parceiro na manifestação, não o nosso inimigo. E é imparcial, atento e amoroso.

É difícil aceitar a clareza quando a recebemos enquanto enfrentamos os nossos maiores desafios. Como podemos ser responsáveis por tanto drama, medo e carência? Pedimos clareza, mas o que realmente queremos é uma explicação, uma razão que possamos aceitar, uma solução, alguém ou algo mais para responsabilizar e um resultado com que possamos viver. Mas a clareza que recebemos, não nós dá, muitas vezes, nada disto. Ela aponta para nós e nos lembra que temos a solução, a clareza que queremos está em nosso interior e temos que passar mais tempo procurando-a.

A clareza resolve os nossos problemas, revelando a verdadeira natureza e o propósito de nossa trajetória de vida, as lições que precisamos aprender e a compreensão que é parte da jornada de nossa mestria. Ficamos frequentemente decepcionados pela clareza, porque muitas vezes ela é apresentada como uma série de pistas que devemos então unir e encontrar a nossa própria clareza. Seria maravilhoso se pedíssemos clareza e nos fosse apresentada uma cena perfeita do que precisávamos aprender a partir desta experiência. Mas isto seria apenas satisfazer o ego neste momento. O que aprenderíamos e como isto nos ajudaria no futuro? Temos que perguntar se estamos pedindo clareza ou apenas queremos que alguém nos diga o que fazer?

Se pedirmos clareza, devemos estar preparados para ver todos os aspectos da verdade, até mesmo aquelas coisas que não queremos saber. É onde lutamos com o desejo do ego por aceitação e validação. Com a clareza, por exemplo, adquirimos a paz, sabendo que o relacionamento que estamos tentando tão arduamente criar é o errado para nós, e avançamos. Mas o ego usará a clareza que ele recebe para tentar outras táticas, sem querer reconhecer que alguém simplesmente não quer um contato conosco. Quanto mais imparciais pudermos ser, mais fácil teremos a clareza, porque sem a imparcialidade nós não teremos a compreensão que nos ajudará a liberar aquelas coisas que nos impedem de ter a alegria, a paz e o amor que desejamos. Podemos não fazer caso da necessidade do nosso ego por aceitação e pedirmos clareza, sabendo que a resposta que recebermos, simplesmente será a verdade que podemos usar para compreendermos esta parte de nossa jornada?

Ser capaz de pedir e receber a clareza e toda a sua verdade é um sinal de que evoluímos além da necessidade de saber, de modo que possamos nos validar, sabendo o "por que", e passarmos para o reino do "que", o que precisamos saber, o que está realmente acontecendo, qual é a nossa lição nesta situação e o que estamos tentando curar. Estamos realmente preparados para a verdade? Nós a obteremos com clareza e então poderemos decidir se realmente queremos avançar em nosso caminho ou não. A clareza nos dará todas as respostas; cabe a nós decidirmos o que faremos com elas. Concedam-se a dádiva da clareza e então saberão a verdade de quem vocês são, qual o seu propósito, suas lições e a evolução para o amor e a mestria para os quais a sua alma os esteve preparando.

Maior Inimigo II

Print


Maior Inimigo II






:: Saul Brandalise Jr. ::

No inicio de 2010, em Fevereiro especificamente, escrevi dois textos, "Maior Amigo" e "Maior Inimigo". Ainda luto comigo para efetivamente saber qual é a correta definição...
Costumo, tenho o hábito mesmo, afirmar que nosso maior inimigo somos nós mesmos. Com nossos valores e crenças ultrapassados e sem a mínima condição de nos auto-avaliarmos e de nos proporcionarmos um crescimento mental. Mas, colocar desta forma torna tudo simples demais.
Cada vez, também, me convenço mais de que quanto mais religioso for um povo, mais atrasado ele fica. Em minha recente passagem pela Europa, agora com outra cabeça, pude avaliar este aspecto na Suíça, França, Itália, Áustria, Holanda, Bélgica e Alemanha.
A religião nos faz crer que as coisas acontecem porque um "super cara" quer, não nos mostrando que são nossos pensamentos e atitudes que regem a nossa vida e, consequentemente, nossas colheitas.

Desta forma, o nosso maior inimigo fica oculto, dormindo, mascarando a verdade de uma vida e tudo acaba se misturando com nossas pretensas verdades...
Nossa miopia mental é grave para nossa evolução e para as nossas colheitas. Poderemos perder uma encarnação agindo assim.
Não nos damos conta de que somos nós que decidimos sobre nossas vidas. Sempre achávamos que, quando está bom, foi o "super cara" que realizou.
Muitas vezes, confundimos as coisas achando que aquilo que nos falta é material. Pode ser um carro, uma motocicleta, um avião, um barco, etc.. Depois que temos o que achamos que faltava, descobrimos que o vazio continua... Portanto, a vida é de dentro para fora e jamais de fora para dentro.
Quando está ficando ruim, por que ele, o "super cara", não ajuda a resolver? Por que ele não evitou que caíssemos? Por que não nos mostrou como ia ficar antes de cometermos a falha?
Ora, porque NINGUÉM no UNIVERSO pode interferir no Livre-arbítrio do outro. É desta maneira que aprendemos... A lei do Livre-arbítrio está acima de qualquer coisa.
Assim, isso posto, significa que eu tenho que ir à luta na busca de meus objetivos, afinal, eu decido a hora de acordar, de comer, de tomar banho, de trocar de roupa, de ir a uma festa, de ir à faculdade, de trabalhar, de me aplicar...
Opa, de me aplicar!
Sim, eu sou o responsável pela qualidade que dou em tudo o que faço. E cada coisa precisa ser feita como se fosse a última. Dando de mim, para mim, a qualidade da vida que quero ter.

Existem vários Power Points, na internet, mostrando que a vida começa em nossos pensamentos, palavras, atitudes, hábitos, caráter, até destino.
Está equivocada esta afirmação. A vida começa em nossos valores. Eles é que produzem os nossos pensamentos.
Não há como mudar se eu não altero meus valores. E eles são exatamente, para o momento, aquilo que eu ACHO QUE ESTÁ CERTO FAZER...
Portanto, MEUS VALORES EQUIVOCADOS são meus MAIORES INIMIGOS, que eu não tenho visão nem coragem para mudar. Principalmente, coragem. Ela é quem nos tira da zona de conforto. É mais fácil dizer que estamos depressivos do que agirmos a nosso favor.
Há momentos em que a vida exige muito da gente. Do contrário, seria fácil aprender. Um deles é descobrir onde entre os valores (que não temos), esconde-se o nosso maior inimigo.
Isso é tão difícil quanto encontrar a resposta correta para a seguinte pergunta:
Uma pessoa que comete o suicídio é CORAJOSA ou é um COVARDE?
Quando você souber, me diga, também estou buscando saber...
Luto diariamente com o meu pior inimigo...

Cuide-se. Sei que nos Veremos.

Vida Bloqueada

Print










Vida Bloqueada  
Vida Bloqueada

:: Osvaldo Shimoda ::

Quando exercia a psicoterapia convencional como psicólogo há muito tempo, não aceitava -e nem entendia- o termo resignação, pois achava que uma pessoa resignada era alguém passivo, sem iniciativa, inerte, conformista, fatalista diante da vida (no dicionário Aurélio resignação é "a sujeição paciente às agruras, dissabores da vida").
Não distinguia a passividade da resignação, achando que era tudo a mesma coisa, sinônimos. Era, portanto, ignorante acerca do funcionamento da vida, pois acreditava que somos 100% responsáveis pela condução de nossas vidas, do nosso destino.
Até que me vi numa situação (na verdade, fui colocado em prova pela espiritualidade, embora na ocasião não tivesse essa consciência) em que tentei de tudo para mudar, reverter o meu problema na época -financeiro e profissional-, mas não conseguia.
Isso me deixou muito frustrado, revoltado, indignado e impotente, pois achava que éramos "senhores absolutos" de nossos destinos. Estava de acordo com a literatura de auto-ajuda que prega que você pode mudar sua vida, seu destino, mas que "só depende de você".

Não tinha o esclarecimento que esse planeta é de provas e expiações, isto é, de testes e reparação de erros cometidos em outras vidas, e que existe, portanto, a lei da causa e efeito (também chamada de lei do retorno, da semeadura, que se traduz no dito popular "Você colhe o que planta").
Vim a compreender que é por isso -em muitos casos- que não podemos mudar determinados acontecimentos em nossas vidas, mas, sim, como vamos reagir a esses acontecimentos.
Posteriormente, vim a perceber que a falta de paciência, a intolerância, a presunção, a arrogância e querer controlar a vida, estavam presentes em minhas atitudes.
Desconhecia que quanto mais carmas contraímos (dívidas, pendências de erros, ações negativas cometidas no passado) menor será a nossa autonomia, a liberdade de escolhas; o contrário, maior o poder de escolhas, de mudar nossas vidas. Em outras palavras, a semeadura(ação) é livre, mas a colheita (resultado) é certa, obrigatória.

Finalizo esse artigo, resumindo tudo que falei através de uma oração singela, curta, porém, profunda, de grande sabedoria, e que hoje busco seguir em minha vida: "Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos mudar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras".

SAIA DE CIMA DO MURO, PULE...

Print
por Márian - Marta Magalhães


Às vezes é difícil, mas precisamos nos posicionar diante da vida. Não podemos ficar inertes sem tomar posição, com medo do julgamento dos outros ou da aceitação deles por causa das escolhas que fazemos. Precisamos entender que é quase impossível agradar a todo o mundo.

Fazer escolhas faz parte do nosso processo evolutivo e é através delas e da nossa posição diante de certas coisas e pessoas que direcionamos os nossos passos para o nosso objetivo que é ser Luz. É preciso ser fiel à nossa natureza interior para que possamos ser felizes e isso quase sempre está ligado às escolhas que precisamos fazer. 

Qual é a direção que você quer tomar? Quer seguir em direção à Luz, à Verdade ou vai querer fingir que não sabe de nada, dar uma de ingênua e ficar exposta às circunstâncias que querendo ou não podem influenciar e muito a sua pessoa. Não pensem que ficando em cima do muro estarão livres de consequências, pois agindo assim vocês podem ser associados tanto com um lado ou com outro. E aí?

Ficar em cima do muro não é a atitude mais coerente que podemos tomar. Não nos posicionarmos diante das questões que nos são apresentadas pode atrasar a nossa caminhada ou nos levar a fazer coisas que não condizem com aquilo que realmente acreditamos serem certas, e isso, na verdade, seria um retrocesso.

Só para ilustrar podemos dar um exemplo: se alguém trabalha em uma empresa e o seu chefe pede para fazer algo que esta pessoa sabe que vai prejudicar outra, e só para não perder o emprego ela aceita fazer, esta pessoa está se distanciando do seu EU e também corrompendo a sua Natureza Divina. Isso causa imensa dor naquele que é naturalmente bom. Ou outro caso, se alguém sabe que um amigo seu não é "flor que se cheire", mas mesmo assim continua a conviver com ele sem questionar os seus atos... Imaginem como a consciência de uma pessoa assim deve ficar; num eterno conflito entre questionar e se afastar por saber que está no caminho errado ou continuar ao lado e ferir a si mesmo por ter um medo exacerbado de ser rejeitado. Pessoas assim precisam acreditar mais em si mesmas, na sua capacidade de realização independente e portanto não precisam aceitar ir contra os seus valores para serem aceitas por este ou aquele grupo, por esta ou aquela pessoa.

Precisamos criar coragem e pular. Para evitar o equilibrismo em cima do muro, é preciso escolher um dos lados, de preferência o da Luz. Olhar atentamente tudo o que está acontecendo em torno da questão, meditar, tentar ver as coisas como um observador atento e imparcial, consultar no nosso interior os reais valores espirituais e decidir, pular para um dos lados assumindo a responsabilidade das nossas escolhas, enfrentando as consequências, sejam elas boas ou ruins.

Somos livres para decidir e, de preferência, sempre buscando o Amor, a Paz e a Compaixão.

Namastê,

Márian

13/03/2012

Print

 Prece de Cáritas
 
Deus, nosso Pai, que sois todo poder e bondade, dai a força aqueles que passam pela provação, dai a luz aquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus! Daí ao viajante a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai! Daí ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai. Senhor! Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, esperança para aqueles que sofrem. Que Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores, derramarem por toda a parte a paz, a esperança, a fé e a bondade.
Deus! Um raio, uma centelha de Vosso divino amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de louvor. Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos de braços abertos, oh poder! oh beleza! oh bondade! oh perfeição! E queremos de alguma sorte merecer a Vossa divina misericórdia.
Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós, dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade e a humildade senhor, que fará das nossas almas um espelho onde há de se  refletir a Vossa divina imagem. Assim Seja!

CÁRITAS é um espírito que se comunicou através da médium Madame W. Krell, em um grupo de Bordeaux - França - sendo ela uma das maiores psicografas da história, em especial por transmitir poesia - que se constitui no ácido da psicografia - da lavra de Lamartine, André Chénier, Saint-Beuve e Alfred de Musset, além do próprio Edgard Allan Poe. Na prosa, ela recebeu mensagens de O Espírito da Verdade, Dumas, Larcordaire, Lamennais, Pascal, e dos gregos Ésopo e Fenelon. A prece de Cáritas foi psicografada na noite de Natal, em 25 de dezembro de 1873, ditada pela suave Cáritas, de quem são também as comunicações: "Como servir a religião espiritual"e "A esmola espiritual".

10/03/2012

Oi,

Print
Oi, a você que está cansado. Que trabalhou. Que deu duro. Que nem teve tempo, hoje, para sonhar um pouco. Se tudo que queria agora era um carinho. Ou um copinho de café de uma mão amiga. Um bilhete dizendo o quanto é especial… Oi! Se seus olhos estão secos mas gostaria de chorar. Se queria um abraço sem segundas intenções. Se os seus pés doem, e está cansado demais para ler um livro ou tomar um chá. Oi…De tempos em tempos, a vida recua, na esperança de que tomemos posse dela com mais ânimo.
É o clamor de um coração paciente, que espera nada do que compra o dinheiro. Espera a doce paz do reconhecimento…Por isso hoje vim para dizer…Oi! Oi você que é tão especial…Que tem tantos talentos. Tanta sensibilidade. Um sorriso bonito. Que tem dons maravilhosos! Oi você que dribla e vence todos os problemas. Que pensa em mudar e melhorar alguma coisa. Que merece carinho, que merece atenção.
Oi, você que é uma fagulha divina. Que é amado e que ama. Que tem mais qualidades que defeitos. Que tem mais acertos que erros. Que a cada dia desperta mais belo! Oi, amigo. A vida é assim. Às vezes o coração dói na falta não sei de quê. Nada tão grande. Talvez algumas migalhas de amor e de carinho… Por isso hoje lhe trago a parcela do meu afeto. Pois você faz a diferença em minha lista de momentos felizes, de pessoas bondosas, de personalidades maravilhosas.
Você é uma gota do meu oceano de amor e ânimo, do meu antídoto contra a dor de uma vida acelerada e por demais exigente. Você é dádiva que o tempo jamais vencerá. É bênção que não se repetirá. É raio exclusivo do sol da amizade. De tempos em tempos a vida se espanta de ver quanto amor encerra um simples… Oi!
A você, com carinho e gratidão, por sua presença virtual tornando melhores meus momentos. Beijos


AS VEZES, DUAS PALAVRAS JA SÃO SUFICIENTES!!

O poder de ter e dar

Print



As únicas coisas que você pode ter de verdade, são aquelas que você é capaz de dar. Aquilo que você não é capaz de dar somente o aprisiona.
Você só sabe verdadeiramente algo quando é capaz de ensiná-lo. Você só conhece o amor quando é capaz de dá-lo. Você só conhece a felicidade quando consegue levá-la aos outros. Você só terá abundância quando acrescentar valor à vida de outros.
Isto não quer dizer que temos que dar tudo que temos, mas, acima de tudo, é a habilidade e disposição para dar, que nos traz tudo isso. Você consegue imaginar algo mais miserável que ter tudo no mundo e não ter com quem dividir?
O que quer que você esteja segurando e escondendo do mundo – suas habilidades, seus pensamentos, sua paixão, seu conhecimento, seu entusiasmo, sua coragem
– está segurando você.
As riquezas que você possui, sejam elas materiais, intelectuais ou espirituais, não têm valor nenhum se você não usá-las

As asas do espírito

Print


Da mesma forma como o deserto necessita de chuva...Da mesma forma como uma criança necessita de um nome...Da mesma forma como as rosas necessitam de água...o espírito humano necessita de cuidado e atenção.

Esta existência terrena é a infância da Eternidade. Esta existência terrena, tal como a infância, é um período de deleite, e também de aprendizado. Somos aprendizes neste mundo inferior, e a nossa lição pode ser resumida em três palavras: Purificar o coração.

O que é efêmero, e o que é Real? Que coisas têm verdadeiro valor? Sons e cores do mundo distraem os sentidos, e muitas vezes ofuscam aquilo que é Essencial... Essencial é a ascendência, essencial é o aprimoramento interior... Essencial é examinarmos o nosso coração, todas as noites, para verificar se tivemos lucros ou perdas no nosso capital espiritual.

Essencial é lembrarmos que a nossa passagem por aqui é finita, e que em breve seremos chamados a partir...O nosso corpo físico assemelha-se a uma gaiola, e a nossa alma, a uma ave. Chega o dia em que a Mãe Amorosa abre a porta da gaiola e diz para a ave do espírito:“É chegada a tua hora, Voa..."

O que fará nesta hora a alma, recém-liberta da gaiola do corpo, conseguirá ela voar...? No dia em que a gaiola do nosso corpo fenecer, estaremos aptos a voar com as asas do nosso espírito? Devemos aproveitar os nossos dias, enquanto habitantes deste mundo inferior...para fortalecermos as asas do espírito, de modo que possamos, na hora da morte, alçar vôo... ...rumo aos Reinos Eternos, rumo às Cidades Imortais.

As asas do espírito constituem-se das virtudes que cultivamos...“...Vive, pois, os dias de tua vida, os quais são menos de um momento fugaz, mantendo sem mancha a tua mente, imaculado teu coração, puros teus pensamentos e santificada tua natureza...

...de modo que, livre e contente, possas abandonar essa forma mortal, recolher-te ao paraíso místico e habitar, para todo o sempre, no reino eterno.”
 Rivalcir.

SER ESPIRITUALISTA......

Print

Ser espiritualista é ter um nível de consciência em que se vive e se percebe o plano do espírito de maneira abrangente. Ser espiritualista não é apenas aceitar os fatos da reencarnação, da mediunidade ou crer no invisível e suas maravilhas.
O que separa o espiritualista do materialista é o modo como ele encara a relação espírito/matéria, pois sabe que tudo é espírito e a matéria é mero auxiliar.
O espiritualista não se liga a dogmas, pois da maneira como são praticadas e/ou entendidas, não passam de materialismo puro, não há presença do espírito.
O espiritualista fica maravilhado ante todas as realizações do mundo material, serve-se delas e as entende, pois aprende sempre, com tudo e com todos, mas nunca esquece o essencial, que está dentro dele e, principalmente, que o mundo material deve ser colocado, sempre, a serviço de seu ser interior.
Deus, a iluminação, a paz, e a verdade estão dentro de nós, aí é que devem ser procuradas, nunca fora de nós , ou em outra pessoa. pois sabe que a responsabilidade de seu aprendizado e suas conseqüências são apenas suas e de mais ninguém.
Tudo aquilo que é externo a nós é como uma sombra da realidade. O exterior nos é útil, mas pode se fragmentar, desaparecer, pois não passa de uma imagem. Quem se agarra ao externo não encontra a verdade, apenas a ilusão.

 

Jaguar místico.

09/03/2012

Pense

Print


Quando a sombra do desencanto vier acompanhar teus sonhos, pense naqueles que nunca tiveram condições de sonhar, por se encontrarem na vida em constantes pesadelos, na luta incessante contra a fome que pede a atenção permanente, e que pode levar ao desespero e à loucura.

Quando te acreditares desamparado, pense nas criancinhas que perambulam pelas ruas, sentindo o frio das noites medonhas e escuras, pedindo pelo aconchego de um braço materno ou pela orientação de um pai, que possa evitar a precipitação nos abismos do vício.

Quando te encontrares enfermo, pense naqueles que jazem nos leitos dos hospitais, sem a presença de algum familiar, tendo por companhia apenas o medo da morte, padecendo terríveis dores físicas e morais de moléstias incuráveis.

Quando perderes a esperança, pense nos criminosos que se amontoam nas celas inóspitas dos presídios, torturados pelo remorso e pela revolta, algemados nas correntes do ódio e do sentimento de vingança.

Quando te queixares pelo cansaço, pense nos paralíticos, nos aleijados, nos deficientes de toda sorte, que, na imobilidade das forças físicas, dariam tudo para poderem trabalhar e servir.

Quando perderes alguma posição no mundo, pense naqueles que já abandonaram a vestimenta carnal, a fim de assinalares o verdadeiro significado do poder, do sucesso, da riqueza ou da fama temporal.

Quando te encontrares satisfeito em todas as tuas necessidades, pense naqueles que dormem nos prazeres efêmeros da vida material - esquecidos de que a vida é simples passagem, que requer de nós trabalho e engrandecimento - para depois despertarem na vida espiritual sob completa miséria moral.

Quando te sentires feliz, pense nos desvalidos, nos estropiados, nos desequilibrados, nos tristes, a fim de que, compartilhando da tua felicidade, possas multiplicá-la.

Quando te considerardes sem motivos para viver, pense naqueles que estão à beira do precipício do suicídio, ou naqueles que já tiraram a própria vida, socorrendo-os com a tua solidariedade, e assim, certamente encontrarás uma forte razão para viver.

E quando nada disso vier a te sensibilizar ou transformar a tua posição mental, pense naquele que se deixou imolar na cruz, humilhado e abandonado, a fim de aliviar os nossos pesados sofrimentos; aquele que pronunciou o “vinde a mim” e ofereceu-nos o “jugo suave” e o “fardo leve”. Embora não tenhamos com freqüência pensado nele, Ele continua, até hoje, pensando em nós.

(Alexandre Paredes)

07/03/2012

As Espigas

Print






Jesus de Nazaré parou no cimo do morro coberto de vinhedos.
Rodeavam-no ao sol alguns apóstolos. Aos seus pés estendiam-se os vales férteis da Galiléia. E o vento agitava no espaço, como estandartes, os seus mantos esfarrapados.

Por um caminho tortuoso, entre milharais, caminha lentamente uma junta de bois e os pendões dos trigais agitavam-se no ar luminoso.
O Mestre sorriu à paisagem cheia de sol e abençoou a terra que os seus olhos contemplavam.
Depois, pondo a mão esquerda sobre o ombro de Jacob, apontou aos outros discípulos com a direita as plantações de trigo.

- Vede, disse, há espigas que se balouçam ao sol, triunfalmente, entre os penachos trêmulos, e há 
outras que modestamente se escondem entre as palhas e os caules, 
na sombra. O homem desavisado somente avista as primeiras e as inveja. O homem prudente colhe ambas e as compara. A espiga que 
ondeia no ar é falhada e chocha, a sua leveza foi quem a elevou. A espiga que se curvou para o solo está pesada de grãos roliços e fartos. Assim acontece com os homens...
E, enrolando no busto nobre a capa escura, Jesus desceu lentamente do morro que os vinhedos cobriam. E suas sandálias esmagaram o saibro grosso das estradas da Galiléia.
Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá .'.

CAMINHO...

Print

"Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ."

TRISTEZA DOS ORIXÁS

Print



Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos


Bem hoje abrindo meu e-mail me deparei com a mensagem "Tristeza dos Orixás" com o título de autor desconhecido, bem procurando na internet a autoria achei como autor Fernando Sepe. Bem uum dos problemas da internet é esse, a distorção de textos, mas o mais importante é a mensagem passada por este texto.Seegue a baixo o texto, pensem, reflita, e analisem suas atitudes, pois tenho certeza que alguma vez nóz médiuns já tomamos atitudes parecidas.

Tristeza dos Orixás

Foi, não há muito tempo atrás, que essa história aconteceu. Contada aqui de uma forma romanceada, mas que trás em sua essência, uma verdadeira mensagem para os umbandistas…
Ela começa em uma noite escura e assustadora, daquelas de arrepiar os pelos do corpo.

Realmente o Sol tinha escondido – se nesse dia, e a Lua, tímida, teimava em não iluminar com seus encantadores raios, brilhosos como fios de prata, a morada dos Orixás.


Nessa estranha noite, Ogum, o Orixá das “guerras”, saiu do alto ponto onde guarda todos os caminhos e dirigiu – se ao mar. Lá chegando, as sereias começaram a cantar e os seres aquáticos agitaram – se. Todos adoravam Ogum, ele era tão forte e corajoso.

Iemanjá que tem nele um filho querido, logo abriu um sorriso, aqueles de mãe “coruja” quando revê um filho que há tempos partiu de sua casa, mas nunca de sua eterna morada dentro do coração:
-Ah Ogum, que saudade, já faz tanto tempo! Você podia vir visitar mais vezes sua mãe, não é mesmo? _ ralhou Iemanjá, com aquele tom típico de contrariedade.
-Desculpe, sabe, ando meio ocupado_ Respondeu um triste Ogum.
-Mas, o que aconteceu? Sinto que estás triste.
-É, vim até aqui para “desabafar” com você “mãezinha”. Estou cansado! Estou cansado de muitas coisas que os encarnados fazem em meu nome. Estou cansado com o que eles fazem com a “ espada da Lei” que julgam carregar. Estou cansado de tanta demanda. Estou muito mais cansado das “supostas” demandas, que apenas existem dentro do íntimo de cada um deles…Estou cansado…
Ogum retirou seu elmo, e por de trás de seu bonito capacete, um rosto belo e de traços fortes pôde ser visto. Ele chorava. Chorava uma dor que carregava há tempos. Chorava por ser tão mal compreendido pelos filhos de Umbanda.
Chorava por ninguém entender, que se ele era daquele jeito, protetor e austero, era porque em seu peito a chama da compaixão brilhava. E, se existe um Orixá leal, fiel e companheiro, esse Orixá é Ogum. Ele daria a própria Vida, por cada pessoa da humanidade, não apenas pelos filhos de fé. Não! Ogum amava a humanidade, amava a Vida.
Mas infelizmente suas atribuições não eram realmente entendidas. As pessoas não viam em sua espada, a força que corta as trevas do ego, e logo a transformavam em um instrumento de guerra. Não vinham nele a potência e a força de vencer os abismos profundos, que criam verdadeiros vales de trevas na alma de todos. Não vinham em sua lança, a direção que aponta para o autoconhecimento, para iluminação interna e eterna.
Não! Infelizmente ele era entendido como o “Orixá da Guerra”, um homem impiedoso que utiliza – se de sua espada para resolver qualquer situação. E logo, inspirados por isso, lá iam os filhos de fé esquecer dos trabalhos de assistência a espíritos sofredores, a almas perdidas entre mundos, aos trabalhos de cura, esqueciam do amor e da compaixão, sentimentos básicos em qualquer trabalho espiritual, para apenas realizaram “quebras e cortes” de demandas, muitas das quais nem mesmo existem, ou quando existem, muitas vezes são apenas reflexos do próprio estado de espírito de cada um. E mais, normalmente, tudo isso torna – se uma guerra de vaidade, um show “pirotécnico” de forças ocultas. Muita “espada”, muito “tridente”, muitas “armas”, pouco coração, pensamento elevado e crescimento espiritual.
Isso magoava Ogum. Como magoava:
- Ah, filhos de Umbanda, por que vocês esquecem que Umbanda é pura e simplesmente amor e caridade? A minha espada sempre protege o justo, o correto, aquele que trabalha pela luz, fiando seu coração em Zambi. Por que esquecem que a Espada da Lei só pode ser manuseada pela mão direita do amor, insistindo em empunhá – la com a mão esquerda da soberbia, do poder transitório, da ira, da ilusão, transformando – na em apenas mais uma espada semeadora de tormentos e destruição…
Então, Ogum começou a retirar sua armadura, que representava a proteção e firmeza no caminho espiritual que esse Orixá traz para nossa vida. E totalmente nu ficou frente à Iemanjá. Cravou sua espada no solo. Não queria mais lutar, não daquele jeito. Estava cansado…

FRUTAS DOS ORIXÁS

Print


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos


Bem a pedidos a postagem de hoje tem como tema as frutas dedicadas aos Orixás, é importante ressaltar que muitos terreiros aboliram este ensinamento, pois este fundamento é mais ligado aos Candomblés mais antigos como por exemplo a nação Nagô e Jejê, mas algumas casas de Umbanda ainda utilizam esse preceito.

Como bem sabemos Oxossí é o senhor da linha dos Caboclos e senhor do elemento ar a todas as frutas estão intimamento ligadas a este elemento motivo este que deu base para qualquer entrega a ser feita a hum caboclo teve conter muitas frutas. Mas todos os Orixás interferem ou como prefirirem se ligam a determinados tipos de frutas são eles:

Oxalá--> Uva verde, pêra, maçã, damasco, melão


Iemanjá--> Melância, melão,sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo


Cosme e Damião--> Goiaba, pitanga, groselha, cereja, jabuticaba, grumixama


Oxossí--> Abacaxi, laranja, limão,camboatá, caju, acerola


Ogum--> Banana, ameixa, uva rosê, maçã, graviola, abacate


Obaluaye-->Jaca, cajá, carambola, fruta-pão, morango, amora, mamão, romã, maracujá


Xangô-->Marmelo, melão, caqui, fruta-de-conde, maracujá, manga


Exu--> Pitanga


Pomba-Gira--> Figo


Que Oxalá nos abençoe

Liberdade

Print







 











Liberdade

:: Elisabeth Cavalcante ::

Todos ansiamos por liberdade, mas poucos são os seres humanos que têm a real dimensão desta palavra. Muitas pessoas afirmam desejar ser livres, mas reclamam que sua liberdade é obstruída por várias causas.

Geralmente culpam alguém ou as circunstâncias por sua falta de liberdade. Esta é uma das armadilhas mais comuns em que o ego nos enreda. A falta de maturidade e coragem em pagar o preço que for necessário pela liberdade nos faz encontrar uma série de desculpas para justificar a nossa inércia.

Ser livre implica, antes de tudo, numa grande responsabilidade. Pois, sejam quais forem os enganos que cometermos, teremos que assumir as consequências sem poder colocar a responsabilidade sobre ninguém mais.
Entretanto, os aspectos positivos da liberdade e o crescimento interior que ela proporciona não tem preço. Antes de tudo é necessário reconhecer nosso ego infantil, que adoraria ter alguém para resolver todas as dificuldades.

É ele quem sempre nos levará a buscar justificativas para nossa infelicidade, como se nada tivéssemos a ver com a direção que toma nossa própria vida. Enquanto não formos capazes de enxergar esta verdade, seguiremos nos lamentando e colocando em fatores externos a culpa por nossa falta de liberdade.

Não se trata de negar o quanto é dificil superar nossos medos e fragilidades. Porém, desejar uma saída apesar de tudo, é essencial. Sempre é possível encontrar ajuda quando percebemos que sozinhos não daremos conta da tarefa.
O mais importante é reconhecer que somos nós e somente nós os responsáveis por construir a paz, a harmonia e a serenidade interior com que sonhamos.

"Não há ninguém para decidir por você.

É a sua vida, de ninguém mais. Toque a guitarra, toque a flauta, ouça música, crie música. Apenas escolha as coisas que você gosta.
Não há ninguém mais para decidir por você. E é onde você está criando
problemas - você está ouvindo as opiniões dos outros....

Não ouça ninguém. E lembre-se que o que quer que você goste, desfrute
e aceite as consequências -, porque haverá consequências...

A minha abordagem é: ouça o seu ser, a sua natureza. Este é o seu destino, nada mais é importante. Aceite a si mesmo na totalidade, não condene".

OSHO.

01/03/2012

O JOVEM E A RELIGIÃO DE UMBANDA

Print



"Cada vez mais podemos ver que o número de jovens que procuram a religião de Umbanda tem crescido muito e isso tem acontecido de forma natural. São milhares de adolescentes e "jovens adultos" que adentram os terreiros de umbanda à procura do crescimento espiritual, do conselho do guia, da comunhão com a espiritualidade superior, da vivência de uma religiosidade saudável, do desenvolvimento de suas faculdades mediúnicas, etc.

Isso tem sido muito positivo e reflete bem o "espírito da Umbanda". Mas, o que faz ela ser tão atraente aos jovens? Os guias, os rituais, a música, o amor aos Orixás, etc? Sim, tudo isso com certeza, mas principalmente, a falta de dogmas e a própria filosofia da religião. A Umbanda é jovem e assim também são seus praticantes. Nela não existe preconceito, seja em relação à cor, classe social ou opção sexual; assim também é o umbandista.

Universalista por natureza traz guias espirituais ligados a todos os movimentos espiritualistas e religiosos que já existiram no planeta. Prega as verdades espirituais que todas as religiões pregam, busca a serenidade e o desenvolvimento da consciência, utiliza-se de rituais milenares usados desde os primórdios dos tempos. Traz em si um conjunto de mitos e arquétipos que vibram no inconsciente da humanidade.

Não temos apenas “um" livro sagrado. Todos os livros sagrados da humanidade fazem parte da Umbanda, assim como todos os grandes mestres e avatares (encarnações divinas). Seja Franscisco de Assis ou Ramakrishna, Madre Tereza ou Gandhi, todos estão presentes através de seus ideais e palavras de amor. Jesus, Buda ou Krishna, pouco importa, seus ensinamentos estão tanto no coração dos umbandistas como nas palavras dos caboclos e pretos-velhos.

Outro aspecto que muito chama atenção dos jovens é a falta do "conceito" de pecado, dos dogmas e do discurso ideológico moralista e antiquado que muitas religiões trazem até hoje. A vida na Umbanda é retratada de forma simples e natural. Todos têm liberdade de ação e pensamento, acreditando e buscando as virtudes e a evolução da consciência. A Umbanda liberta, não escraviza ninguém.

O desenvolvimento mediúnico também merece um destaque especial. Muitos jovens têm os seus dons mediúnicos aflorados e acabam por encontrar dentro da Umbanda uma forma de desenvolve–los de forma ordenada, equilibrada e extremamente prática. Nossa "missa" chama-se "trabalho" e um trabalhador é o umbandista.

Além disso, a pessoa vai se autoconhecendo, entrando em contato com a egrégora da religião e com as forças e virtudes dos amados Pais e Mães Orixás, lapidando naturalmente sua consciência e equilibrando suas emoções, sem a necessidade de "uma pregação - evangelização moralista" ou o uso de um “cabresto doutrinário” para a prática da mediunidade-caridade. Sempre respeitando o "tempo" de cada um e acreditando no crescimento espiritual como um processo natural.

Dentro da religião o umbandista religa-se diretamente ao sagrado. É apresentado aos Pais e Mães Orixás e aos seres encantados e naturais, representantes diretos Deles na criação, criando assim uma consciência de preservação e culto à natureza. Importante também é a conscientização do templo vivo que cada um de nós somos, de que nós somos responsáveis pela religião e pela nossa própria espiritualidade. Dizemos que Deus está em tudo e Tudo É e o umbandista procura Deus dentro do próprio coração. É lá também que nós assentamos os amados Pais e Mães Orixás, o que faz com que tenhamos um contato íntimo e direto com Eles, dispensando a figura de um sacerdote como “supremo pontífice”.

Tudo isso cria um lindo universo religioso que tem atraído cada vez mais jovens para dentro dele; jovens que se esclarecidos e conhecedores dos fundamentos de sua religião, tornar-se-ão melhores pessoas e levarão a Umbanda com orgulho, amor e honra.

Portanto, vamos estudar e praticar cada vez mais. Tenhamos orgulho de dizer que “somos umbandistas”! Saibamos explicar e desmistificar nossa religião. Busquemos o desenvolvimento íntimo, as posturas sadias e criativas. Nunca foi tão fácil estudar espiritualidade, nunca houve tanta abertura de conhecimento dentro da religião de Umbanda. Pensemos em todos os antigos sacerdotes que com fé, honra e amor levaram a Umbanda para a frente, sempre trilhando um caminho de luz, mesmo com muito pouca informação, com perseguições, dificuldades, etc.

Agora é a nossa vez. A espiritualidade está dando todas as oportunidades para que a Umbanda cresça e vença o preconceito, a intolerância e os abusos cometidos contra ou em nome Dela. E tenho certeza que nisso o jovem tem muito a contribuir, sendo tanto “hoje” como “amanhã” um umbandista sério e esclarecido. E não estou falando apenas dos jovens de “idade física”, mas sim, dos que mantêm suas mentes e corações sempre jovens, buscando crescer e aprender sempre, unidos pelo ideal da Umbanda.

Saravá Umbanda!"

“ UMBANDA=ÚNICA” “MEDIUNIDADE=RESPONSABILIDADE” “DOUTRINA=DEUS”

Print




 

Já é tempo de se pensar em fazer da verdadeira UMBANDA uma religião perfeita, dentro da lei, dentro dos princípios da moral e da razão, banindo-se da sociedade, toda a corrupção e a falta de bom senso.
Estamos numa época em que, tudo aquilo que não é verdadeiro, se destrói por si mesmo.

O ESPIRITISMO, por se tratar de uma crença cem por cento cristã, pois, outra não é a sua finalidade, terá que gozar num futuro próximo, os louros de uma vitória divina, ocupando no cenário mundial o seu devido lugar.

O Espiritismo é uma religião que cultua em sua crença um verdadeiro sentido de humanidade e fraternidade entre os seus irmãos. É um culto de profundo sentimento de fé. Naquele que procurou redimir toda a humanidade.

Nunca as leis de Deus foram rejeitadas no verdadeiro espiritismo e tão pouco se fizeram pactos com o Demônio. O perfeito espírita é como todo o homem de ciência; procura conhecer profundamente todas as reações positivas e negativas, para delas tirar proveito. O espírita que for conhecedor profundo dos poderes maléficos de Satanás, forçosamente saberá utilizar essa força, tirando dela bons proveitos, transformando-a em verdadeiros benefícios.

Onde se cultua a verdadeira Umbanda, deve existir o estímulo e a boa vontade que tem todo aquele que deseja aprender o que de fato existe de real e verdadeiro nas manifestações do espírito, quando em contato com a terra.

Quando o médium consciente, souber organizar-se, a entidade que o acompanha forçosamente organizar-se-á; pois, quem estudar perfeitamente o que seja fenômeno espiritual, há de compreender que:
A primeira manifestação que atua num individuo, é a obsessão (toda regra tem exceção), a seguir, uma vez retirado esse obsessor, as entidades
"Guias espirituais", se apresentam, e aí, concebe-se o que se conhece com o nome de mediunidade. Com a continuação dos trabalhos, esses "Guias" se firmam no subconsciente do médium e dá-se então o fenômeno da "afinidade espiritual". Quanto mais tempo se passar, mais desenvolvimento vai tendo o perispirito do médium, e ao cabo de algum tempo, é ele quem recebe as irradiações dos seus protetores e guias espirituais. Finalmente, o nosso próprio ANJO DA GUARDA, é quem trabalha, protegendo, recebendo as comunicações. Esse é que é o verdadeiro fenômeno que se conhece com o nome de "Mediunidade".

O homem veio a terra com a finalidade de resgatar uma divida, é por isso que muitas vezes achamos impossível que uma pessoa de bons sentimentos, sofra a perseguição dos espíritos das trevas; no entanto, no intimo dessa criatura, existe um mistério ou um mal feito que somente ela é sabedora. Por isso é que os trabalhos de Magia Negra tem grandes resultados.
O que os homens precisam, é combater o mal, conhecendo perfeitamente as ciladas e as tramas dos "Agentes Mágicos Universais", lutando com as próprias armas. Aí sim, a humanidade não se deixará arrastar pelos "cantos da sereia", e, irmanada com os poderes das verdadeiras entidades, obterá a perfeita condição de bem estar material e espiritual.

Que se pratique a Umbanda verdadeira, essa umbanda poderosa e benfeitora, e o mundo entrará na sua fase essencial de progresso e de elevação aos parâmetros de uma compreensão perfeitamente caridosa, e mais próxima de Deus.

Neste texto, o objetivo foi mostrar a responsabilidade de um trabalho Umbandista organizado, com boas intenções de doar energias positivas, palavras de auto estima, de coragem, passes energéticos para equilíbrio corpo/mente, etc.
Mostrar também a responsabilidade do médium, principalmente iniciantes em sua missão.
Nós umbandistas, não desmerecendo qualquer religião, também queremos ser reconhecidos como verdade, com respeito, e não como uma válvula de escape, ou uma mera curiosidade ou chamados de "macumbeiros".

Reconheçam a Umbanda (responsável e verdadeira) como a casa de Deus, nem mais, nem menos, apenas diferente.

Mergulhos...

Print


Mergulhos...


Ao deixarmos para trás coisas que nos davam segurança, mas que só nos levavam até determinado ponto... podemos acessar um pouco mais de profundidade nos mergulhos e um pouco mais de abertura nas possibilidades...

Sei que sempre tem mais... e esses momentos onde adentramos em algo novo que nos inspira a ir fundo em busca da gente mesmo... são especialmente preciosos, porque nos oferecem a certeza que está na hora de tirar mais um pouco dos véus que nos impediam de ir além....

Eu estou em um momento assim, e percebo que o Universo me colocou em um campo fértil de possibilidades... Nada fora de mim, mas chaves, que até então eu não havia acessado, mostram-me como o nosso potencial de crescimento é sempre aberto e nunca chega ao fim...
Essa imensidão que se abre diante dos nosso passos que se arriscam no desconhecido, nos dão sempre uma soprada de que não devemos parar e nos apegar a nada, por mais maravilhoso que aquilo possa parecer...
Mas, muitas vezes, nos esquecemos disso e tentamos segurar com as mãos o que de repente se revela maravilhoso e especial...

Sinto que estou indo para um lugar novo dentro de mim... um lugar de acolhimento de muitas coisas que não aceitava em mim por julgar inadequadas a quem eu pensava que era... Hoje sei que inadequado é negar qualquer coisa que faça parte da sua totalidade...

Me encanto quando essas possibilidades novas se deixam perceber... ou melhor, quando me deixo perceber as possibilidades novas que estão sempre presente.

Esse tempo é sempre precioso, porque já sabemos o que não queremos mais e temos coragem de avançar sem garantias rumo ao desconhecido.... e só a intenção já movimenta um fluxo enorme de informações que são reconhecidas por sua Alma... e que lhe dão novas esperanças de que tudo pode ser mudado, se mudamos nossa percepção das coisas... Diante de novas percepções um leque de variedades se desdobra e o novo passa a ser algo, não mais só sonhado e esperado, mas uma possibilidade real que vem da sua disponibilidade de se abrir para ele... deixando os velhos modos de ser e de agir vamos enveredando por terrenos novos dentro da gente e liberando com Amor e Aceitação tudo que pede para vir a Luz de Consciência...

Amo quando estou nesse tempo... onde tudo parece possível de se expandir na proporção em que também expandimos os espaços do nosso coração para que neles caibam as coisas que até então rejeitávamos em nós mesmos e considerávamos como partes não aceitáveis da nossa natureza...

Nesse mergulhos tenho encontrado partes minhas que estavam prontas para vir à luz... e que só tinham sido negadas e rejeitadas por não se enquadrarem aos padrões normais... por não se adequarem a normalidade de uma certa história ou de uma certa época, que já nem tem mais importância...
E muitas dessas partes são tão preciosas e tem me soprado uma sabedoria tão simples... mas tão simples... e que agora, à Luz da consciência, me parece tão obvia, que até me pergunto como nunca havia me dado conta dela...

E isso me dá uma vontade de mergulhar ainda mais... para buscar cada vez mais profundo, até que não fique nada escondido e negado... mas sei que tudo tem o tempo certo para acontecer... e sei que por mais que eu me busque sempre tem mais de mim para ser buscado... até que um dia não reste mais nada...
nem o buscador nem o que ser buscado...
Seremos Um com o Todo...

Reformar é melhor

Print

Reformar é melhorar



Reformar é um processo que envolve muitos detalhes. Cada item é importante porque completa o conjunto. Limpeza, transformação, renovação. Uma nova roupagem que muda o cenário. Reformar é melhorar o ambiente. Em todas as ações há uma ligação do externo e interno. A reforma é muito significativa e faz os links desse diálogo de modo especial.

Já ouvi muito que reformar dá trabalho. Sim, é trabalhoso. Somos acostumados a ficar presos na zona de conforto, a não alterar nada, a deixar tudo como está. Reformar é mudar e ainda temos muita resistência a tudo que representa mudança. A opção pelo caminho fácil pode até ser mais tentadora, mas, quando a chama da mudança floresce, descobrimos que a trilha difícil pode ser surpreendente e expansiva.

Reformar uma casa tem muita sintonia com reformar nosso ambiente interno. A limpeza, por exemplo, é uma etapa que nos convida ao desapego. Vamos encontrando objetos que há tempos não tem participado do nosso cotidiano e que estão ali com energia parada. Podemos até descobrir objetos que podem também ser reformados e ganhar uma nova roupagem. E percebemos que reciclar pode ser simples e criativo. Isso se entrelaça com os relacionamentos e nos faz questionar sobre a sustentabilidade das relações. O que precisamos rever e esclarecer? Onde necessitamos melhorar?

É impressionante o quanto nos sentimos leves depois de selecionar o que pode ser jogado fora ou doado caso tenha alguma utilidade. Parece que o ambiente ganha uma atmosfera de leveza que abre espaço para o novo. A mesma sensação se aplica quando temos a coragem de encarar nossos sentimentos, nos libertar de mágoas, perdoar a si e aos outros, expressar nossas emoções e ampliar nossa consciência sobre a interligação do nosso corpo físico, emocional e espiritual.

A limpeza abre a porta da transformação. E cada ação se transforma em um passo que avança para a renovação. E como é espetacular renovar. Reformar é renovar. As mudanças ganham cores, formas, objetos e detalhes que se completam no cenário. E cada ambiente concluído traz uma satisfação imensa. Reformar é um verbo que desperta muita ação. E ação que se transforma em realização com sabor de vitória.

Ao finalizar o ciclo da reforma, observamos que nasceu uma nova percepção reformulada e com uma energia melhor para seguir adiante vencendo os desafios da jornada. Na caminhada da vida tem muitas estações de reformas para exercitarmos nossa capacidade de renascer.

Reformar é uma oportunidade para aprender e melhorar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...