27/03/2013

;MERGULHE EM VOCÊ MESMO;

Print










Temos medo de estarmos conosco, mergulharmos em nosso interior. O silêncio e sua prática nos leva a esta possibilidade de encontro profundo e revitalizador. Com o silêncio, encontramos a paz e o amor incondicional vem com toda a força transformadora. O amor é a força mais sutil do mundo. O mundo está farto de ódio. É este ódio irracional e distante da força criadora que destrói, corrompe e ensurdece a humanidade.

Pare. Recomece. Reprograme-se. O silêncio pode ser o ponto chave desta nova caminhada. Pratique-o diariamente e transforme um pouco nosso mundo. Ouça-se.

Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.

Pratique diariamente o silêncio da paz. Respire profundamente algumas vezes. Inspire e sopre lentamente até ir relaxando e mergulhando dentro de si mesmo. Feche os olhos e silencie seus medos, preocupações e ansiedades diárias, por alguns momentos. Dê chance à sua paz e a paz do mundo.

Faça a sua parte, se doe sem medo. O que importa mesmo é o que você é.

Mesmo que outras pessoas não se importem. Atitudes simples podem melhorar sua vida.

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. Espalhe esta ideia.

Transforme o mundo, a partir de você.
x
Seja a mudança que você deseja para o mundo.
Mahatma Gandhi.

22/03/2013

OS PODERES DO SAL

Print






O sal grosso é

considerado um potente purificador de ambientes.

Povos diferentes usam o sal para combater o mau-olhado e deixar a casa a salvo de energias nefastas.

O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas.
Ele tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos.
Visto do microscópio, o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados.

As energias densas costumam se concentrar nos cantos da casa.
Por isso, colocar um copo de água com sal grosso ou sal de cozinha, equilibra essas forças e deixa a casa mais leve.
Para uma sala média onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos, é suficiente.
Em dois ou três dias já se percebe a diferença.
Quando se formam bolhas, é hora de renovar a salmoura.

A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é, as partículas de energia elétrica da atmosfera,reequilibrando a energia dos ambientes...
Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação.

A prática simples de purificação com água e sal, deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite no quarto, para que o sono não seja perturbado.


Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura bem quente), têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo.
Para quem mora longe da praia, é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias.

Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo descritas: Uma pitada de sal sobre os ombros, afasta a inveja.

Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis,caboclos e caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada.

A mistura de sal com água ou álcool, absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores, entrem na casa.

Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso, para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.

Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio, descarrega as energias ruins e é relaxante. O único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado.

Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra.

Também tomam banho de água salgada com ervas, para renovar a energia interna e a vontade de viver.

No Japão, o sal é considerado poderoso purificador.
Os japoneses mais tradicionais, jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora.
Representa o símbolo de lealdade na luta de sumô. Os campeões jogam sal no ringue, para que a luta transcorra com lealdade.
Use esse poderoso aliado! É barato, fácil de encontrar e pode nos ajudar em momentos de dificuldade energética e esgotamento.


Fonte: Revista Bons Fluídos

19/03/2013

MANDINGAS E SIMPATIAS

Print



PARA TER MESA SEMPRE FARTA Você deverá fazer em sua casa a seguinte cerimônia: sobre uma mesa, coloque uma toalha branca, uma garrafa de vinho do padre, sete cálices e um pão grande. Convide sete pessoas a sua escolha. Reparta o pão sem utilizar uma faca. Sirva o vinho e depois que todos estiverem servidos agradeçam ao Senhor Jesus Cristo. O que sobrar deve ser dado a qualquer pessoa íntima sua. Todos que participarem desta oferenda terão sempre fartura em suas mesas.
PARA REALIZAR UM BOM NEGÓCIO Se você tem um negócio importante para fechar, na noite anterior faça uma oração fervorosa ao seu Anjo da Guarda, pedindo-lhe que o ajude a agir com honestidade e discernimento. Depois, acenda uma vela junto à porta por onde deverá sair no dia em que for realizar o negócio.
PARA NÃO TER PREJUÍZOS Antes de realizar qualquer negócio que envolva dinheiro, pegue numa nota velha, de qualquer valor, e dobre-a em três partes. Ponha dentro do sapato do pé esquerdo e só tire a nota de dentro do sapato quando o negócio for realizado e não mais houver possibilidade de prejuízos.
PARA NÃO CONTRAIR DÍVIDAS Para você não cair em tentações e contrair dívidas, todas as manhãs, antes de sair para o trabalho, se é que você trabalha fora, vire os bolsos do avesso. Quando pisar fora da porta em direção à rua, recoloque os bolsos na posição normal.
PARA INFLUENCIAR O PATRÃO Escreva o nome do seu patrão num pedaço de papel branco. Dobre o papel ao comprido e amarre em volta uma linha vermelha. Firme o pensamento, dizendo a si mesma (o) que, desse ponto em diante, você será motivo de elogios por parte do patrão. Guarde o papel no bolso de um casaco que você não usa constantemente. Assim, você terá o seu patrão sempre no "bolso".
PARA TER SEUS SUPERIORES DEBAIXO DO SEU PÉ Se você quiser ficar sempre por cima dos seus superiores em matéria de conceito e desejar ascensão profissional, escreva o nome da pessoa ou dos diretores e chefes num pedaço de papel em branco e prenda com adesivo dentro do seu sapato, de maneira que os nomes fiquem virados para cima e o seu pé em cima deles, sempre no seu pé direito. Toda vez que precisar que eles tomem alguma atitude a seu favor, fique batendo com o pé direito no chão, de mansinho. Essa simpatia é infalível.
PARA SEU DINHEIRO RENDER MAIS Pegue 1 real em cédula nova e coloque-o sobre a grama ou jardim de sua casa, na fase quarto crescente da lua. Deixe o dinheiro durante 3 dias e depois retire-o, colocando num saquinho de pano, fazendo dele um amuleto.
PARA SE SAIR BEM COMO COMERCIANTE Quando abrir o seu comércio, pegue a chave do estacionamento (ou da própria loja) e deixe durante três dias dormir no sereno. Depois disso e antes de inaugurar o comércio, mande rezar uma missa ao Santo da sua devoção.
PARA VENDER SEU TERRENO Pegue 3 mãos cheias de terra do seu terreno e deposite dentro de uma caixinha e amarre uma fita verde. Coloque-a na porta de um cartório de imóveis.
PARA RECEBER SEUS CRÉDITOS Faça uma promessa de São Pedro e, depois de 3 dias, cumpra a promessa pedindo-lhe que destranque o coração de seus devedores, prometendo-lhe colocar uma oferenda a uma igreja que seja o padroeiro.
PARA LIVRAR-SE DE LADRÕES Chame pelos 12 apóstolos e repita a seguinte súplica: "São Jorge, meu corpo não será preso nem ferido; nem meu sangue derramado. Andarei tão livre como Jesus. Andarei tão livre como Jesus Cristo, no ventre da Virgem Maria. Amém."
PARA MANTER-SE NO EMPREGO Numa sexta-feira 13, vá até uma igreja assistir uma missa. Leve três galhos de arruda e três moedas de qualquer valor. Durante a missa, tenha em mente que os galhos de arruda o defenderão da inveja e das más intenções de colegas e que as moedas jamais deixarão faltar os seus salários na empresa onde você trabalha. Ao final da missa, vá até o altar e nele deposite os galhos de arruda e as moedas. Deixe a igreja com o pensamento firme de que seu emprego estará garantido por muito tempo.
PARA CONSEGUIR UM EMPREGO. Antes de sair para procurar emprego, faça uma oração fervorosa e deixe em um altar um prato com frutas sortidas, pedindo que os santos o ajudem a ter sorte na busca por um trabalho honesto e bem pago. Acenda uma vela e saia de casa com a certeza de que Deus vai logo ajudá-lo.
PARA MELHORAR A VIDA Se você deseja uma vida melhor, faça uma ceia e ofereça para sete pessoas. Ao término da ceia recolha os restos e ofereça a um cão, pedindo a São Lázaro que lhe dê uma vida melhor e diferente da que tem.
PARA PROTEGER SEU COMÉRCIO OU NEGÓCIO Para que ninguém abale sua vida profissional, pegue 72 sementes de pinhão e coloque em uma vasilha, pote ou jarro, deixe num ponto bem central de seu estabelecimento, sem trocar as sementes nunca, a menos que o jarro se quebre. Esta simpatia também serve para proteger sua vida familiar ou sentimental. Nesse caso, faça a mesma coisa mas coloque o jarro em um lugar central de sua residência.
PARA RECEBER DÍVIDAS RÁPIDO Pegue sete pedras de sal grosso e corra sete encruzilhadas. Em cada uma, você deve deixar uma pedra de sal grosso. Volte para casa com a última pedrinha na mão e escreva o nome do caloteiro em um papel em branco. Coloque a pedra em cima e faça seu pedido às Santas Almas Benditas. Assim que conseguir receber, acenda sete velas em um cruzeiro ou igreja em agradecimento.
PARA NÃO ENTRAR EM DÍVIDAS Na última sexta-feira do mês, dê uma esmola aos três primeiro mendigos que encontrar. Ao mesmo tempo, coloque uma pequena imagem de Santa Edwiges na carteira ou no bolso. Se, por acaso, perder a imagem da Santa, deve-se repetir a simpatia.
PARA PAGAR DÍVIDAS Esta simpatia também é eficaz para vencer as dificuldades da vida. Reze esta oração para Santa Edwiges, a santa protetora dos endividados: "Vós, Santa Edwiges, que foste na terra amparo dos pobres e desvalidos e socorro dos endividados, no céu gozai o eterno prêmio da caridade que praticastes, confiante, vos peço: sede a minha advogada para que de Deus eu obtenha a graça (dizer a graça que deseja) e, por fim, a suprema da salvação eterna. Assim seja". 


18/03/2013

A PSICOLOGIA DA UMBANDA E A EDUCAÇÃO DOS MÉDIUNS

Print

Como psicólogo não posso deixar de perceber como a personalidade do médium vai sendo moldada com o desenvolvimento das incorporações, como sutilmente vai modificando o interno do médium com o decorrer do tempo.

 
Muitos já me perguntaram porque na Umbanda não tem um trabalho de preparo íntimo para os médiuns, porque os dirigentes simplesmente desenvolvem os médiuns e não preparam seus íntimos.

 
Penso que os dirigentes deveriam desenvolver um trabalho de desenvolvimento interior dos médiuns, com raras exceções, a maioria dos terreiros não há uma preocupação em desenvolver um trabalho específico para a melhoria do íntimo dos médiuns.

 
Mas ao refletir sobre o assunto percebi que este trabalho é realizado de forma silenciosa pelos guias espirituais.

 
A reforma íntima do médium acontece na incorporação e nos contatos com os guias. A possibilidade de trabalhar várias linhas diferentes, permite ao médium a possibilidade de incorporar à personalidade o princípio do arquétipo que rege a linha.

 
Assim ao incorporar um preto velho ou preta velha, o médium vai desenvolvendo em si a paciência, a bondade, o carinho, a empatia, o amor, a compreensão ao outro. Se estas características já eram uma tônica no seu ser, então aprimora ainda mais estas qualidades, trazendo a tona uma energia amorosa, que flui naturalmente em si, permitindo que as qualidades do guia possam fluir naturalmente.

 
Quando estas qualidades não estão desenvolvidas o guia vai aos poucos incutindo no médium estas qualidades até que possa fluir naturalmente. A consciência destas possibilidades de aprimoramento, pode facilitar a entrega do médium ao seu preto velho ou preta velha, mais o seu chacra cardíaco vai se abrindo permitindo uma intensa luminosidade no seu ser.

 
Ao incorporar um caboclo ou cabocla, o médium aprende a ordem, a disciplina, o ritual, a eficiência do trabalho, a priorizar o que é importante, a trabalhar com ervas, com os vegetais, com as pedras, a quebrar demandas, sempre sem falar muito, somente o necessário, sem querer aparecer, trazendo uma força grande em si, aprende a conhecer o seu próprio poder, a força que possui.

 
O arquétipo dos caboclos e das caboclas é o do poder da luz, no auxílio ao humano, aos espíritos em evolução, e saber que tem força interna, suficiente para suportar as provações que certamente o médium passará, assim cada caboclo vai aos poucos moldando a energia do seu médium, tornando o disciplinado, atento a ritualística, ao companheirismo aos seus irmãos que sofrem, e suportando em si muitas vezes as dores do outro.

 
Aprende a resignação quando recebe os ataques em decorrência do seu trabalho mediúnico, aprende que ao suportar as aflições sem reclamar dos guias, está fortalecendo seu íntimo, criando uma estrutura psíquica forte em si com capacidade, de relacionar com os adventos da vida de forma harmoniosa.

 
Os baianos trazem a descontração, o aprendizado de como trabalhar as adversidades, a alegria, a flexibilidade, a magia, a brincadeira sadia. Assim médiuns que são introspectivos, quando incorporados em seu baiano ou baiana, soltam-se liberando sua alegria interna, a descontração. Outros, já são descontraídos por natureza, e desenvolvem outras qualidades junto com seu baiano, como a flexibilidade diante das situações, como amparar o irmão com alegria, trazer a alegria para o próximo. Transmutando a tristeza do outro transmitindo alegria e esperança. E muitas outras coisas aprendemos com os baianos. Descubra o que o seu baiano está aprimorando em você.

 
Os ciganos também aprimoram seus médiuns, trazendo a suavidade, a beleza, o encantamento, o envolvimento, a intuição, a paixão pela vida, pelo belo, pela música, a cura.

 
Os marinheiros permitem aos médiuns, desenvolverem o equílibrio emocional, entrar em contato com as emoções mais íntimas desbloqueando e liberando os excessos, os vícios.

 
Desenvolvendo no médium a capacidade de sentir as dores dos outros e com isso aprimorando as relações com o seu irmão.

 
Os boiadeiros trazem para o médium a força necessária para caminhar no mundo, para lidar com as adversidades da vida, fortalecendo-o diante do mundo, mostrando que a luta sincera, o bom combate, leva a luz.

 
A linha do grande oriente, onde incorporam guias orientais, hindus, mulçumanos, chineses, entre outros, estimula no médium o caminho da evolução espiritual através dos estudos, da meditação, do conhecimento das leis divinas, do amor, da verdade, da ciência, da arte, do belo. Estimula no médium o caminho da ascensão espiritual, fazendo-o eliminar da sua vida tudo o que é pernicioso.

 
Exú e Pomba-gira, trazem a tona a sombra do médium, aquilo que necessita ser trabalhado e está escondido no seu ser. A ganância, a soberbia, a ira, o ciúme, os medos indizíveis, o orgulho, o perfeccionismo entre outras coisas. Exú tem a capacidade de espelhar o que está no íntimo do médium, mostrando o que está no seu interior. E só perceber como seu Exú ou Pomba-gira e terá uma pista do que traz no seu íntimo.

 
O trabalho com a própria sombra é facilitado com a incorporação dos Exús e Pomba-giras. Assim quando o médium diz: meu Exú é galanteador, é importante o médium ver o quanto traz de Don Juan. Quando a Pomba-gira é indisciplinada, o quanto o médium tem de rebeldia não trabalhada. Exús orgulhosos, médiuns necessitando trabalhar a soberbia, Pomba-giras vaidosas em excesso, médiuns necessitando trabalhar a vaidade.

 
Muitas vezes também Exú e Pomba-gira espelham qualidades íntimas dos médiuns, tais como: Exús eruditos, médiuns que buscam o conhecimento, Pomba-gira trabalhadora, médium esforçada, Exús guerreiros, médiuns batalhadores e assim por diante as qualidades e defeitos dos médiuns são espelhadas por Exú e Pomba-gira.

 
Aprendem com eles o médium que tiver coragem de se olhar sem medo, e perguntar o que seu guia de esquerda traz que desagrada, sem medo, pois Exú está ai pra isso mesmo, mostrar o que não queremos esconder, trazer a tona aquilo que precisa ser trabalhado.

 
José Antônio de Souza – Psicólogo
************************************************************************************************************

 
Um abraço,

 
Etiene Sales

04/03/2013

VIDA DE MÉDIUM

Print

Então sábado ele saiu apressado do trabalho. Antes de entrar no carro recusou o convite para um chopinho com o pessoal do serviço. Ouviu uma ou duas gracinhas, mas nem se importou, já estava acostumado com aquela situação. Seus amigos não entendiam a tamanha dedicação que ele tinha por sua religião.

Chegou a sua casa e foi direto se preparar para o banho, seus pensamentos já estavam todos focados no que aconteceria naquela noite. Passou pelo quintal e pegou uma vasilha com um líquido de ervas dentro. Ele havia preparado no dia anterior, e deixou lá tomando sol e sereno. Alguém lhe dissera que isto potencializava a energia daquele macerado.

Banho tomado, líquido com as ervas no corpo derramado, e lá estava ele. Já nem parecia mais o executivo de terno e gravata, celulares e compromissos importantes. Todo de branco, cabelo sem gel e uma felicidade estampada no semblante. Beliscou um pedacinho de pão caseiro que estava sobre a mesa, pois naquela noite não iria jantar.

Olhou no relógio como quem calcula minuto por minuto para não se atrasar. Coração já começara a bater mais forte, pois a semana inteira esperou por este dia. Voltou ao quintal e entrou em algo que parecia um quartinho. No local, em cima de algumas prateleiras forradas com toalhas brancas, imagens, pedras, velas, incensos e um curioso bem estar.

Acendeu uma vela branca bem ao centro, fez suas orações pedindo à espiritualidade que lhe acompanhasse. Olhou para a imagem de um índio que estava na prateleira ao lado, e, em silêncio, como quem fala com o olhar, pediu para ele também lhe acompanhar. Bateu a cabeça naquele altar, respirou fundo e sentiu as batidas de seu coração aumentar.

Logo já estava lá, uma casa simples, porém, muito bem organizada. Na entrada se curvou como quem cumprimenta alguém. Abraçou seus amigos, pediu a benção para um senhor, guardou uma mochila que trazia com ele. Bateu a cabeça em algo muito parecido com o altar que ele tinha em sua casa, mas bem maior.

Posicionou-se como que fazendo parte de um círculo de pessoas. Todos em silêncio, em oração. Estava ele em uma corrente de irmãos. Fora da corrente, pessoas se acomodavam em bancos. Novos, velhos, pobres, ricos, brancos, pretos e amarelos. Não havia distinção. Todos seriam atendidos naquela noite.

O toque do tambor demonstra que está começando a reunião. Reunião de pessoas encarnadas e desencarnadas, em nome do amor. Uma lata perfurada, com ervas sobre a brasa, é passada de um lado para outro. Nesta hora seu coração ficou sereno. Não está mais ansioso, está entregue de corpo, alma e pensamento. Pedindo a Deus que faça dele seu instrumento.

Mais adiante, depois de algumas canções e palmas, ouve-se uma letra que fala das matas, dos nativos da floresta. Seu pensamento se volta até a imagem do índio com quem trocou olhares em sua casa. Sente então uma presença ao lado, e mesmo sem nada ver, sabe que é ele que está ali. Sabe que ele lhe escutou, atendeu seu pedido e lhe acompanhou.

Nesse momento seu coração novamente disparou. Toda a espera da semana, as preparações que antecederam este momento e a recusa do chopinho com o pessoal do seu departamento. Seu mentor unido a ele espiritualmente para mais uma noite de caridade, mais uma noite cumprindo sua missão. Mais uma noite na vida de um médium de coração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...