22/10/2013

Os 7 Ensinamentos da Umbanda

Print







1 – Humildade – Ao vestir o branco, entender o porque dessa cor, ela simboliza a pureza das atitudes, a clareza espiritual. Você, ao por os pés no terreiro, entra com quais pensamentos? Você se sente um médium preparado para servir de intercambio entre os mundos?

2 – Boa vontade – Se você iniciou por amor ou pela dor, não interessa, você está dentro agora. Tenha boa vontade! Esteja com o coração aberto! Fique livre de pensamentos contrários ao momento! Ao pisar em frente ao Pegi, traga sua mente para a simplicidade! Ao se curvar nos momentos de oração, abra sua mente e seu corpo para o trabalho espiritual.

3 – Seriedade – Já sabendo que o momento necessita de humildade e boa vontade, você esta ali para ajudar a SI e as outras pessoas, Ou esta ali para elevar alguma parte escondida do seu EGO, se fazendo passar por calmo, sereno e paciente, mas na escuridão do seu ser, um vampiro que esta se deliciando com toda a atenção que você recebe. Você é daqueles que acha que "seu" guia é superior a todos, o melhor? Cuidado, você pode estar recebendo um caboclo de meia-pena, e nem se deu conta…

4 – Fé – Até onde sua fé é capaz de chegar? Você realmente acredita nos seus guias? Tem alguma dúvida sobre o plano espiritual, se não possui, então você é daqueles médiuns que nunca pararam para pensar…"Será que não sou eu ?…" no momento em que seu guia, diz algum conselho a alguém, ou simplesmente tem uma postura que você acha no mínimo "estranha".

5 – Tranquilidade – Você é capaz de manter a calma, nos momentos mais complicados, quando a vida lhe exige um pouco mais de tenacidade com relação aos acontecimentos ? Ou você já põe a culpa dizendo ser filho desse ou daquele santo, e sai distribuindo farpas energéticas negras em direção as pessoas que não tem nada com os seus dissabores diários.

6 – Cumplicidade, até onde você deixa o sossego do seu lar, para ajudar a quem esta toda semana, ou a cada 15 dias, a espera de uma mensagem amiga, de um conforto espiritual? Até aonde você se sente responsável pelo que acontece à sua volta?

7 – Respeito – Você tem respeito pela hierarquia da casa que lhe acolheu no momento em que você precisava? Você tem respeito para com seus irmãos, mesmo sabendo que algum possa estar agindo "injustamente", para com você? Você tem respeito, pelos que estão sentados, em frente ao congá, esperançosos, curiosos, ou mesmo aqueles que nem sabem o que estão fazendo naquele lugar, mas no fundo são filhos do mesmo Deus, do mesmo Criador, então, tão dignos de respeito como o que você quer receber.

17/10/2013

Trabalhos dos guias espirituais:

Print




 

Os guias espirituais trabalham dentro do merecimento de cada, buscam forças, coragem e luz para que cada um enxergue os caminhos devidos, as orientações dos guias são para a elevação de nossa moralidade espiritual, para que todos possam adquirir conceitos evolutivos dos quais ainda não são capazes de enxergar, os guias espirituais não resolvem problemas materiais e nem sentimentais, como: conseguirem empregos, promoções profissionais, casamentos, separações conjugais, etc. Os guias ajudam através de orientações as pessoas se encontrarem com o seu ponto de força e equilíbrio, para que possam resolver suas adversidades da vida física com o teor da evolução espiritual divina.

 


 

Jaguar místico.

AXÉ.........

Print

 




 

Axé significa energia, poder, força da natureza, poder de realização através de força sobrenatural...

Axé na verdade é um dom de manipulação de certas energias ocultas.

Axé se tem, se usa, se gasta, se repõe! É força VITAL...

Portanto o que se ganha na religião Com o "ganho de axés", é a permissão para utilizarmos esse axé. Normalmente ganha-se esta "permissão", por alguém mais maduro, que através do ritual  de apresentação destes axés, Se expõe a todo povo da mesma cultura, para informar que aquele filho (a), esta apto para tais procedimentos, tem consciência e sabe manipulá-los com excelência.

E para isso existem um mínimo de tempo dentro de um terreiro e alguns rituais obrigatórios para preparação para tais axés!


 

Axés e as obrigações necessárias para obter:


 

  • Quando iniciados na Umbanda o primeiro ritual é o batismo e cruzamento de conga. O batismo nada mais é que a purificação do membro para uma nova fé. No batismo o médium jura cumprir com sua missão. Ser disciplinado, obediente e ter fé. Cumprir com a caridade , verdade e construir uma formação moral e espiritual. Esse juramento , forma um compromisso não só com a casa, com seus irmãos de corrente, mas com a parte espiritual.
  • O médium é considerado "pronto" quando tiver 7 anos em uma mesma casa (pois anos em casas diferentes você terá conhecimentos diferentes, e não o suficiente sobre a feitura onde ganhará os axés), e os 7 cruzamentos( de conga ou de Oxalá, onde é apresentado a comunidade Umbandista ou africanista, de mar, o qual ganha-se as forças do mar, de equilíbrio, nascendo para espiritualidade, de Cachoeira, purificação das energias, a cachoeira é o encontro de vários reinos, de rio, onde define-se o destino do médium, de mata , quando ganha-se a licença (axé) para trabalhar em casa, Axé de lavar cabeças, segurar filhos,podendo ganhar axés de cartas ou aguardar a coroação para isso; de pedreira, onde se ganha axé do fogo, segredo de fundango e evocações, as  sete bebidas e logo coroa-se .
A coroação compreende uma demonstração de que o médium alcançou um nível aceitável em seu desenvolvimento, pois a entidade já possui total domínio sobre seus pontos de força (chacras), importantíssimos para um bom trabalho espiritual (não confundir com o médium ser ou não consciente).

Assim, o que o ritual representa é que depois de coroado o médium passa a ter maior responsabilidade, pois está apto a servir de instrumento em consultas com suas entidades. Note que não tem nenhuma relação com formação sacerdotal, mas trata-se apenas, de um novo estágio que a pessoa alcança em sua evolução mediúnica. Para comprovar isso, no dia da coroação, a entidade mentora daquele médium tem de incorporar e confirmar seu nome (normalmente ela já o fez antes da coroação).

Depois revela a falange em que trabalha, risca seu ponto e traduz sua representação, e, se possível, poderá passar também seu ponto cantado. Tudo acontece, diante do mentor da casa, que confirma (ou não) o que foi declarado. Além disso, quando se torna possível, recorre-se ao auxílio de um médium clarividente (com a chamada vidência superior), para firmar seu dom e ver a luz do ponto riscado, informando se o mesmo está correto.

Somente assim, o médium coroado torna-se apto a participar dos trabalhos que exigem um maior conhecimento e principalmente um melhor entrelaçamento com suas entidades espirituais; como desmanchar macumba, desobsessões de espíritos raivosos, demandas, entre outros e pode ainda até ajudar no desenvolvimento de médiuns mais novos na casa. Ou seja, é um universo que não só é maior em termos de trabalho mas que, para nós filhos de santo, cresce proporcionalmente também o tipo de seriedade, cuidado e dedicação que temos ter com o que nos propomos a desenvolver.


 

  • Somente após o aniversário de um ano de coroa o médium recebe axé para abertura de casa religiosa, podendo levar suas obrigações para casa.

 


 

  • Axé de cartas- Ao fazer os cruzamentos, existe um ritual feito separadamente, que prepara o médium, clareando a visão do mesmo para as forças ocultas, tornando-o mais receptivo a mensagem dos Guias. Caso este seja liberado na Kimbanda o médium terá de sentar uma cigana ou ter cabala.

 

  • Axé de OBÈ (quimbanda)- Faz-se alguns rituais, pedindo "ago" a alguns centro de energia da Kim banda (calunga, mato, figueira, cruzeiros....) E a partir do entendimento do chefe da casa, com feitura de cabala, ou apronte de aves, o médium recebe o axé de Obé, o qual será apresentado a permissão para a sacralização de animais, de forma ritualista. O obé ou faca, é preparada ritualisticamente, para que esta torne-se sagrada. Se este obé não estiver pronto, ou maduro para ser levantado, todo e qualquer corte feito por ele pode ser atrativo de egum, prejudicando quem o fez e para quem o fizer!

 


 

Os.: Entenda! Fazer, qualquer um destes rituais, se feitos por quem não tem o axé, além do desrespeito pelos preceitos e fundamentos, também serão prejudiciais ao médium. Já que este vai doar uma energia, que não esta bem catalisada, podendo perde-la  e tendo dificuldades para repor.

16/10/2013

PORQUE ASSENTAR O EXU GUARDIÃO...

Print

Todos os que conhecem a Umbanda e os demais cultos afro brasileiros sabem que, antes de qualquer trabalho ser iniciado, é preciso ir até a tronqueira ou casa de Exu e firmá-lo para que possa atuar por fora do espaço espiritual do Templo (Tenda, Terreiro ou Ilê Axé), protegendo-o das investidas de hordas de espíritos "caídos" que estão atuando contra as pessoas que buscam auxílio espiritual e religioso para que possa livrá-las dessas perseguições terríveis.

Para que um trabalho transcorra em paz, harmonia e equilíbrio, e para que os Guias Espirituais possam atuar em benefício das pessoas e trabalhar os seus problemas, é preciso que a tronqueira esteja firmada, porque assim, ativada, ela é um portal para o vazio relativo regido pelo senhor Exu Guardião ligado ao Orixá de frente do médium dirigente do templo.

Um Exu Guardião é assentado na tronqueira e vários outros são "firmados" dentro dela, sendo que estes estão ligados a outros senhores Exus Guardiões de reinos e de domínios regidos por outros Orixás.  Os outros não podem ser assentados, senão dois vazios relativos se abrem "ao redor" do espaço espiritual "interno" do Templo, e a ação de um interfere na do outro.

Um só Exu Guardião é assentado e todos os outros são só "firmados" na tronqueira, pois, se dois forem assentados na mesma, a ação de um interferirá na ação do outro vazio relativo aberto no "lado de fora" do Templo.

Assentar o Exu e a Pombagira Guardiã no mesmo cômodo ou "casa de esquerda" é aceitável, porque o campo de ação dele se abre no "lado de fora" e o campo dela abre-se para dentro do "lado de dentro" do Templo, criando apolarização com o campo do Exu Guardião.

• O campo do Exu Guardião é o vazio relativo que se abre no lado de fora do espaço espiritual interno do templo.

• O campo da Pombagira Guardiã é o "abismo" que se abre para "dentro", a partir do espaço espiritual interno do Templo.

• Esses dois Orixás são indispensáveis para o equilíbrio de um trabalho espiritual, porque um atua por fora e o outro atua por dentro do Templo.

• Um se abre para fora, repetindo o mistério das realidades, e o outro se abre para dentro, repetindo o mistério das dimensões.

• Exu retira do "espaço infinito" tudo e todos que estiverem gerando desequilíbrio ou causando desarmonia.

• Pombagira recolhe ao âmago do espaço infinito tudo e todos que o estiverem desarmonizando.

São duas formas parecidas de atuação, mas Exu retira, e Pombagira interioriza.

Comparando o espaço infinito com um vulcão, Exu seria o ato de erupção, quando ele descarrega a intensa pressão interna. Já a ação de Pombagira seria a das rachaduras internas, que a pressão abre dentro da crosta, nas quais correm e acumulam-se toneladas de lava vulcânica, que se acomodam e, lentamente, se resfriam e se cristalizam, gerando enormes acúmulos de minérios e cristais de rochas.

Exu e Pombagira são indispensáveis aos trabalhos espirituais porque,  junto com os consulentes, vêm todas as suas cargas energéticas e vibratórias negativas; são suas cargas espirituais e elementais que sobrecarregam o espaço espiritual interno, que deve ter essas duas "válvulas" de escape funcionando em perfeita sintonia e sincronizadas com todo o trabalho que está sendo realizado pelos Guias Espirituais.

Se essas "válvulas" estiverem funcionando bem, o trabalho realizado não sobrecarregará os Guias Espirituais que trabalharam pelas pessoas. Porém, se não funcionarem corretamente, eles terão que recolher todas as sobrecargas e irem descarregando-as lentamente nos pontos de forças da natureza, mas à custa de muitos esforços.

Portanto, com isso entendido, esperamos que os umbandistas entendam o porquê de terem que firmar seu Exu e sua Pombagira antes de abrirem seus trabalhos espirituais.  Exu e Pombagira geram muitos fatores e executam muitas funções na Criação e, em algumas dessas funções, formam linhas de trabalhos espirituais.  Eles também formam pares. Em algumas ocasiões são complementares; em outras, são opostos; em outras, são complementares e opostos ao mesmo tempo.  Só pelas suas funções aqui já descritas, tornam-se indispensáveis à paz, à harmonia e ao equilíbrio dos trabalhos espirituais realizados pelos médiuns umbandistas, tanto os realizados dentro dos Centros quanto os realizados fora dele.

Afinal, não são poucos os médiuns que, movidos pela bondade, vão até a residência de pessoas com graves problemas ou demandas para ajudá-las e, por não tomarem a precaução de firmar Exu e Pombagira antes de trabalhar para elas, ao invés de ajudá-las realmente, só pegam cargas que irão desequilibrá-los também.

Para se fazer um bom trabalho na residência de alguém, assim que chegar, deve-se ir até o quintal, riscar um ponto de Exu, colocar um copo com pinga, firmar as velas nos seus pólos mágicos e invocar o Orixá Exu e o seu Exu Guardião, pedindo-lhes que descarreguem todas as sobrecargas e recolham todas as demandas feitas contra os moradores da casa e até contra ela.

O mesmo deve ser feito com Pombagira para que, só então, o médium comece a trabalhar espiritualmente, porque, aí sim, todas as cargas e demandas terão por onde ser descarregadas. E mesmo as entidades negativas que tiverem de ser transportadas para que recolham suas projeções negativas virão de forma ordenada e equilibrada, não causando nenhum problema durante o trabalho.

Quando se vai com alguém na natureza para descarregá-lo, tanto o médium deve firmar suas forças em sua casa como deve, pelo menos, firmar Exu ou Pombagira no campo vibratório escolhido, para não ter contratempo algum durante o trabalho de descarrego na natureza.  São medidas indispensáveis para que um bom trabalho seja realizado e tudo transcorra em paz.

Esperamos ter conseguido transmitir os fundamentos necessários para que o ato de "firmar" a esquerda não seja mal interpretado, e sim visto como indispensável para que bons trabalhos sempre sejam realizados, tanto em benefício próprio quanto dos nossos semelhantes.

Texto extraído do livro "Orixá Exu – Fundamentação do Mistério Exu na Umbanda" de Rubens Saraceni – Editora Madras.

Sintomas de vítimas de magia ou inveja

Print


Aqui estão descritos os sintomas que você pode ter no caso de estar sendo vítima de magia negra, de energias obsessoras ou de inveja, ou se você esta sofrendo o retorno de um trabalho que  tenha solicitado e o mesmo foi mal feito ou usou de espíritos ou entidades da baixa magia, os quais costumam tornar a pessoa dependente para que ela volte sempre e de a eles o que querem.
Estes seres são os que se alimentam da energia da pessoa e trazem a ela muitos problemas, inclusive de saúde,  estes sintomas também acontecem com quem é vitima de inveja e esta sobrecarregado de energias negativas, em alguns casos basta a pessoa frequentar o lugar onde eles estão para que ela sofra as consequências, ou até mesmo se envolver com pessoas que fazem uso de rituais de magia negra.
Muitas pessoas são vítimas delas mesmas e acabam indo a lugares errados fazendo trabalhos que não deveriam e atraem para elas as energias negativas que trancam seus caminhos, as maiores vítimas são as que procuram trabalhos amorosos e acreditam em pessoas erradas, outras são iludidos e apavorados com mentiras e acabam fazendo o trabalho por medo de vir a ter alguma doença grave ou morrer.
Cuidado ao frequentar casas espíritas lá existem muitos espíritos obsessores que morreram e estão presos a este plano porque não evoluíram, não tente ajudá-los, pois eles só irão conseguir evoluir sozinhos, se você tentar ajudar poderá ser prejudicado, evite fazer orações como as de (pombagira, exu, são cipriano, orações para as almas, orações para amarração amorosa, etc) para você pode parecer uma simples oração, mais com elas você pode atrair alguns espíritos obsessores e como você não os vê não sabe que estão ali, mais saiba que se os chama terá um retorno por isso, não brinque com o que não conhece.
Em primeiro lugar deve procurar um médico e descartar as possibilidades de uma doença,caso o médico não encontre uma explicação clinica só ai deve procurar ajuda, procure uma pessoa que tenha conhecimento para auxiliar você e lembre-se aquele que trabalha com a baixa magia ou com entidades de baixa vibração não poderá te ajudar, você se tornará um escravo desses seres, quando não a uma explicação racional sempre existe a explicação espiritual.
Sintomas comuns:
1)  Palpitações cardíacas,dores no peito falta de ar, angústia , sufocamento principalmente próximo das horas abertas(06:00,12:00,18:00 ou 00:00 hs),picadas no plexo solar ou próximo ao coração.
2) Levantar casado sem energia alguma, ter a sensação de carregar um peso nos ombros ou nas costas, impressão de ter alguém pendurado em você, sofre de  dores de cabeça fortes.
3) Pesadelos, insônia, sensação de ser observado, sentir presenças, ver vultos, sentir toques físicos, desejo sexual descontrolado, ou perda total do libido.
4) Perda de peso inexplicável, depressão, pânico, medo irracional, desejos suicidas principalmente a noite. 
5)  Brigas continuas, raiva sem motivos,perda de controle agressividade, depois não lembra porque o fez.
6)  Amoroso sente saudades da pessoa e não consegue ficar perto dela porque as brigas são constantes, sente um ódio descontrolado e estando longe você sofre muito, na noite só pensa em ir até a pessoa, não consegue dormir nem ter paz, algo perturba você constantemente, não consegue se relacionar com mais ninguém.
7) Sentir uma energia ruim em um local não consegue ficar ali, e quando fica sempre tem brigas problemas.
8) Afastamento de amizades, parentes, não consegue estabilidade em uma relação amorosa a pessoa sempre deixa você ou não a procura mais, você se sente invisível pois ninguém se importa com você.
9)  Hemorragias ou distúrbios circulatórios em determinadas horas, tendo descartado a hipótese de doenças.
10)  Profissional não consegue estabilidade financeira, tudo que tenta fazer da errado, perde seus clientes sem explicação, as pessoas não entram em seu comércio, vai procurar emprego e não consegue, quando esta tentando se erguer aparecem problemas, coisas se quebram, tudo para gerar gastos e que você não consiga a sua independência, aparecem problemas que não acha explicação racional todos são para prejudicar você. 
11)  Quando procura ajuda em um lugar do bem não consegue chegar até a pessoa, acontecem coisas inexplicáveis que não permitem que você chegue a quem vai te ajudar, quando procura um lugar onde lidam com o mal você tem muita facilidade de chegar até ele, ai começa a fazer trabalhos pode surgir uma melhora passageira e quando você cai novamente a sua situação é muito pior.
Estes são os mais comuns mas existem outros que variam de cada pessoa por isso cada caso deve ser analisado.
Muitas pessoas que procuram ajuda em lugares que usam a baixa magia e sofrem as consequências, a maioria delas sofrem da lei do retorno por mais que tenham ido somente para melhorar a sua situação financeira, esses lugares lidam com energias negativas eles nunca poderão te ajudar e isso acaba se tornando um circulo vicioso que a pessoa pode ficar anos porque cada vez que ela melhora um pouco ela da continuidade a isso e a queda é cada vez pior até o momento em que a pessoa cai em si e se afasta desse lugar, mas a maioria delas já está na ruína quando se afasta.

14/10/2013

SOLUÇOS....

Print

Existe um soluço que vem da alma
Você procura pela sede
Mesmo sabendo que a água da vida
É você.

Ouça-me navegante
Tomar a água do lago invisível é respirar
O sentimento do céu.

Existe um soluço
De alma para alma
Quando sua alma soluçar
A sede de um coração
Vai aumentar.

O momento é eterno
Olhe para o Sol
Mas não se esqueça de falar bom dia
Para a Lua.

Existe um coração
Uma loucura, uma dança de espíritos
Uma ventania
Que contagia o céu
O sabor da manhã.


Livro : O Coração de Anakreb

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...