30/05/2014

RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA!

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Portugal era um país extremamente dominado pela Igreja
Católica, no qual os bispos acumulavam poder igual ou superior
ao do Rei. Lá, foi registrado um dos capítulos mais lamentáveis
da Inquisição e caça às bruxas, fato que teve forte repercussão
no Brasil.
Por conta disso, os escravos eram obrigados a seguir a fé cristã, mesmo que já tivessem suas crenças e devoção ancestrais. Proibidos de praticar suas crenças, obrigados a adorar santos católicos, derivou-se daí, o sincretismo religioso.

Devido a essa inserção e mescla com outras crenças, são poucas as casas de candomblé que preservam suas raízes africanas. A maioria agregou elementos cristãos, originando seitas e religiões como a umbanda, que foi abraçada por muitos membros da classe média brasileira, unindo elementos africanos, cristãos e indígenas.
Talvez para conseguir maior inserção na sociedade, ou por conta de forte influência cultural, várias irmandades religiosas católicas, formadas por negros e mulatos, alforriados ou escravos, foram constituídas desde o Brasil Colonial.
Dentre elas, podemos destacar a Irmandade da Boa Morte e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
Até mesmo a Igreja Católica absorveu influência, adotando santos de origem africana como São Benedito, Santo Elesbão, Santa Efigênia, Santo Antônio de Categeró e Santo Antônio de Noto.
Vemos que muitas ligações existem entre as religiões, gerando dúvidas e, até mesmo, confusões entre os praticantes.
Para isso, fomos consultar um membro de uma das mais tradicionais casas de candomblé do Brasil, para transmitir com mais clareza a história e características do candomblé.
Segundo João Carlos de Yemojá, iniciado pela iyá Regina Lúcia
de Yemonjá, 4° Iyálorixá do Axé Opô Afonjá de Coelho da Rocha/RJ.

“O Candomblé é uma seita de matriz africana, trazida para o
Brasil nos porões dos navios negreiros.
Os principais e mais antigos terreiros de Candomblé, estão situados no Rio de Janeiro e na Bahia.
No Rio de Janeiro, o Axé Opô Afonjá, de Coelho da Rocha, é a
mais antiga Casa de Culto aos Orixás, contando com quase 130 anos de existência.
O Candomblé, é também uma religião de resistência negra.
Digo isso, baseado no fato de que até a metade do século passado, termos sido perseguidos pela polícia, como se marginais fôssemos; as casas invadidas, seus altares saqueados e dirigentes presos como bandidos. Lamentável período, que não pode ser esquecido para jamais se repetir.
Logo que os negros escravos aqui chegaram, trazendo consigo seus santos e sua fé, começaram a ser perseguidos pelo branco, que o proibiam de professar sua fé. Daí a necessidade de "esconder", por trás de santos católicos, os nossos orixás.
Ora, Yemojá nunca foi e nunca será Nossa Senhora da Glória; nunca foi branca e muito menos católica.
O sincretismo é tão controverso, que na Bahia, São Jorge é
Oxóssi o orixá caçador, enquanto que, aqui no Rio de Janeiro,
fora sincretizado como sendo Ogum, o Orixá Guerreiro,
forjador do ferro.
Sou um entusiasta pelo fim definitivo do sincretismo, pois creio
que Orixá é Orixá, santo católico é santo católico, sem misturas, porém, com todos se respeitando mutuamente.
Não precisamos ser aceitos por outras religiões...
apenas respeitados.
Louvemos pois, nossos Orixás, tais como vieram e são
cultuados na África, negros.
Somos negros e assim morreremos. Salve o povo negro e todas
as vertentes religiosas e culturais trazidas, rica e
abundantemente da África.
Somos ainda uma minoria nos grandes e importantes cargos ocupados nesse país...
Mas a partir desse século, tenho certeza que muita gente boa,
está vindo por aí, abrindo caminho pra um futuro melhor."

Algumas religiões de Matriz Africana, presentes no Brasil:

Babaçuê: Pará
Batuque: Rio Grande do Sul
Cabula: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro
e Santa Catarina
Candomblé: todos os Estados
Cultos aos Egungun: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo
Culto de Ifá: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo
Macumba: Rio de Janeiro
Omolokô: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo
Quimbanda: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul
Tambor de Mina: Maranhão
Terecô: Maranhão
Umbanda: Em todos os Estados
Xambá: Alagoas, Pernambuco
Xangô do Nordeste: Pernambuco

Fonte:RELIGIÃO-SABORES & SABER

O CATIMBÓ E O XAMANISMO!

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O Catimbó é a prática de rezas e orações, com as
FOLHAS DE JUREMA, proveniente da árvore Jurema Sagrada da Natureza.
É a invocação dos espíritos da Jurema (encantados), e serve para curar doenças, trazer a paz e dar prosperidade a todos. O Catimbó de seu Zé Pelintra, se baseia no antigo e verdadeiro Catimbó da Jurema. Dentro da Umbanda, sem ser muito percebido, Zé Pelintra pratica e muito seu Catimbó.
O prato principal é o Cuscuz de Peixe, que é símbolo da saúde e prosperidade.
São Mestres de Catimbó, o Mestre Carlos, Arigó, Araribóia, etc...
Nas situações mais difíceis, perante os seres humanos que se julgam mestres,
que se acham entendidos nos assuntos espirituais de Umbanda e Candomblé,
Zé Pelintra vem e sempre se mantêm humilde perante essas situações.
A vaidade humana, é sem dúvidas o atraso das obras espirituais.
Devemos sempre manter a humildade e nos considerar sempre um
eterno aprendiz pois, mesmo um mestre, sempre aprende com outro mestre.
No Catimbó de seu Zé, a bebida Vinho da Jurema, é feita a partir da Árvore Sagrada, com folhas da jurema branca, rapadura, e outros mistérios, que serve
para curar males físicos do corpo e é usada em rituais sagrados do Catimbó.
A Jurema preta, é usada para lavar feridas infectadas e assim cicatrizá-las.
O fumo utilizado é de charutos nobres e o macaia, às vezes, somente para
curas externas. As rezas são variadas e mesa, sempre com muita fartura, sob a égide do Patrono Santo Antônio.
Dentro do Catimbó, encontramos também um pouco de Xamanismo,.
que é um caminho, uma forma de religião, dos nossos irmãos ameríndios, que buscam a cura das pessoas, através das plantas, rezas, ervas e banhos.
O Catimbó e o Xamanismo são parecidos em alguns aspectos e comungam de fatores iguais: Deus e a Natureza.

Catimbó e o Culto à Jurema!
O Catimbó é o verdadeiro e único culto à árvore da Jurema.
A Jurema, é uma árvore que floresce no agreste e na caatinga nordestina.
Da casca de seu tronco e de suas raízes, faz-se uma bebida "mágica e sagrada, que alimenta e dá força, aos Encantados do outro mundo”.
Acredita-se também, que é essa bebida que permite aos homens, entrar em contato com o mundo espiritual e os seres que lá residem.
Mas o Catimbó existe, sem que seja necessário fazer ou beber a Jurema,
Catimbó não é Santo Daime. Tal árvore, é símbolo e núcleo de várias práticas mágico-religiosas, de origem ameríndia. De fato, entre os diversos povos
indígenas que habitaram o nordeste, se fazia (e em alguns deles ainda se faz)
o uso ritual desta bebida. Este culto se difundiu dos sertões e agrestes nordestinos, em direção às grandes cidades do litoral, onde elementos das
outras matrizes étnicas, entraram em cena.
Desse modo, o símbolo da árvore que liga o mundo terreno ao além, embora amargue (muito amarga), dá sabedoria, aos que dela se alimentam;
ganha novos significados, surgindo um mito com traços cristãos.
Neste sentido, a Jurema surge como a árvore que escondeu a “sagrada família”
dos soldados de Herodes, durante a fuga para o Egito, ganhando, desde então, suas propriedades mágicas e religiosas. onde Jesus descansou, que dá força e “ciência”, A Jurema, é um pau sagrado ao bom mestre curador e, ainda nessa perspectiva, juntaram-se na constituição desta forma de religiosidade popular,
outros elementos de origem europeia, como a magia e o culto aos santos do catolicismo popular. Apesar de encontrarmos nos pontos de Umbanda, a
referência à Jurema é ao Catimbó, que tem a Jurema como o centro principal
de seu culto.

"A Saída é Você Mesmo"

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"O planeta Terra e a humanidade que nele habita estão passando por uma profunda cura.
A Mãe Divina está sofrendo as dores do parto; ela está na eminência de parir a verdade, a verdade que precisa emergir em cada entidade humana em desenvolvimento neste plano.
Estamos em um momento crítico da evolução: ou removemos os bloqueios para continuar a jornada ou seremos tragados pela nossa própria criação.
E remover os bloqueios significa espiritualizar-se; significa voltar-se para dentro."
Sri Prem Baba

Namastê!
Nós Somos Visionários do Caminho

O PÃO QUE O DIABO AMASSOU...

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___O "pão que o diabo amassou", eu guardei. E fui dividindo um pedaço pra cada atraso de vida. Dividi um pedaço pro fracasso, outro pra fofoca, pro desânimo, pra inveja e amargura. Ainda tenho alguns pedaços comigo, e estão reservados para as cruéis ilusões, adversidades e lutas que ainda tenho pela frente. O meu "pão que o diabo amassou" eu não lamento. Ele serve até hoje pra me lembrar do que sou capaz de fazer por mim mesma.
                         
                                         (*Veve Rosa Vermelha)

O QUE É XAMANISMO?

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O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da
humanidade. Hoje médicos, advogados, donas de casa, psicólogos, espiritualistas, místicos, estudantes, executivos, e pessoas das mais variadas crenças, estão estudando e aplicando o xamanismo.
Os rápidos resultados, introvisões de profundo significado, o contato com
realidades ocultas, a obtenção de auto-conhecimento, a busca do poder
pessoal, contribuem para o interesse nas práticas. O xamanismo é um
conjunto de crenças ancestrais. Sua prática estabelece contato com outros
planos de consciência, a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio, saúde. Propicia tranquilidade, paz, profunda concentração, estimula o bem estar físico,
psicológico e espiritual.

O xamã pode ser homem ou mulher. É o mago, o curandeiro, o bruxo, o médico,
o terapeuta, o conselheiro, o contador de estórias, o líder espiritual, etc.
Ele é o explorador da consciência humana. O praticante é levado a sair do torpor convencional, reconhecendo os seus limites, a sua limitada visão pessoal do mundo, buscando um plano mais universal.
Através de um chamado interior, ele vive um confronto existencial que o força
a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação.
Reforçando a coragem e a determinação, o praticante mobilizado por visões, introvisões e vivências, expande a sua consciência, podendo processar transformações de profundas proporções na sua vida. O xamanismo resgata a relação sagrada do homem, com o planeta.
Praticar xamanismo, é ir em busca da excelência espiritual, é enxergar a
realidade existente, por trás dos conceitos, é se harmonizar com as marés
naturais da vida. É trilhar o Caminho Sagrado, atravessando os portais da mente, das emoções, do corpo e do espírito.
A premissa básica, é o reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado.
O praticante compreende o "Espírito Essencial" que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres. Ele sabe quem ele é , e como se relaciona com o Universo.
O reconhecimento do caminho da verdade, vem da expansão da consciência e a compreensão que o verdadeiro poder está dentro de cada praticante, e provém do desenvolvimento de seus próprios dons.
Hoje, no Planeta, a vibração está mais alta do que nunca. As pessoas se preocupam cada vez mais com o autoconhecimento e fazem a sí mesmo uma pergunta : "O que eu realmente devo fazer na vida?"
Nesta busca deparam-se com barreiras, seja com relacionamentos, trabalho, saúde, carreira e etc.
O maior obstáculo para o crescimento, é a inércia, que cria a insensibilidade,
pois priva o indivíduo de novas possibilidades, cria passividade com relação à vida. Cria falta de vitalidade, limita a criatividade e predispõe ao papel de vítima.
A consciência se limita a fugir, a ter medo. A vítima fica sempre vivendo as
sombras do passado e com medo do futuro.
As práticas xamânicas, compelem a mente a viver dentro do coração, até que a mente ignorante seja destruída. Isso se manifesta quando o ser se revela espontaneamente. Na verdade, o antigo modo de viver acaba, abrindo caminho
para um jeito mais consciente.


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