13/11/2015

Uma maneira simples de entender como os Orixás atuam em nossas vidas.

Print

“Deus queria um bolo! Então, pediu a OXALÁ que fizesse um bolo.
OXALÁ, como TUDO QUE CRIA, disse que assim o faria, mas não tinha noção de como seria realizado esse tal pedido... Encontrou OXUM e pediu-lhe:
- OXUM, você que é DONA DO AMOR E SABE LIDAR COM OS SENTIMENTOS, convença com sua doçura aos Orixás ajudarem a criar um bolo para Deus.
Oxum disse que assim faria, e com seu AMOR foi aos poucos convencendo os Orixás a ajudarem a fazer o bolo. Mas faltava CONHECIMENTO de como iriam começar a realizar tal tarefa. Então, pediram a OXÓSSI que desse a receita para que o bolo fosse feito.
OXÓSSI, em sua infinita SABEDORIA, se comprometeu a informar quais seriam os ingredientes a serem usados para o bolo, e assim foi informando um a um. Mas disse: Como é que o bolo ganhará sustento, como ele terá EQUILÍBRIO? Foi então que pediram para que XANGÔ equilibrasse e trouxesse sustento para o bolo. Afinal, tudo tem a
medida certa, é melhor não exagerar na dose. Assim, XANGÔ deu a “medida” para que nada a mais fosse colocado no bolo que seria feito para DEUS...
Surge mais uma dúvida: Qual ingrediente vem primeiro, qual a ORDEM? O que vai primeiro? A água? Os ovos? A farinha? E agora?
Todos ficaram pensativos, mas ele concluiu: “Quem pode ajudar é OGUM, que irá colocar tudo em seu devido lugar. Ele é quem irá DIRECIONAR cada ingrediente”.
E assim foi feito. OGUM separou ingrediente por ingrediente e deixou lá, para que assim fizessem o bolo.
Mas quem iria misturar todos os ingredientes e TRANSFORMAR aquilo em bolo? Quem iria fazer com que ovos, farinha e outras coisas TOMASSEM FORMA? Alguém precisava fazer o bolo, bater a farinha junto com o ovo até virar massa, e assim por diante...
Foram falar com OBALUAYÊ, que na hora se colocou à disposição e começou a misturar cada elemento, até o bolo começar a tomar seu formato...Ingrediente por ingrediente, calmamente, OBALUAYÊ foi aos poucos misturando um a um, fazendo com que tudo o que foi separado, na dose certa, começasse a ter o formato de um bolo.
- Ainda falta alguma coisa, pensaram eles. - Depois de tudo feito, é preciso dar vida ao bolo!
Precisamos de “um forno” para que se comece a GERAR dos elementos “crus” um delicioso e saboroso bolo...
E levaram o bolo a YEMANJÁ. Pediram a ela que colocassem o bolo em seu forno para que assim fosse dada VIDA a ele.
YEMANJÁ se encarregou de GERAR aqueles elementos, ainda crus, e que resultassem num bolo para DEUS.
É hora de assar o bolo, e OMOLU, junto a YEMANJÁ, se encarregou para que o bolo não queimasse e ficasse pronto na hora certa.
Afinal, quando algo tem que ser gerado, tem um tempo determinado.
O bolo ficou pronto!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...