22/01/2011

O destino existe mesmo?

Print

Quem nunca parou um momento e se questionou sobre isso: Destino existe? Você acredita nele? Será que a nossa vida já vem programada? predeterminada? Garanto que estas dúvidas são muito comuns. E a resposta é simples: CLARO! Não é questão de acreditar ou não. O destino é um fato inquestionável. Ele existe, assim como o céu, o dia, as árvores e as pessoas. Pois o destino é simplesmente o sentido, a direção para a qual algo está programado. O destino, por exemplo, do ônibus que vai para São Paulo é São Paulo. Ele está destinado para São Paulo, o que por sua vez não quer dizer que chegará infalivelmente lá. Sendo assim a vidas das pessoas estão predeterminadas temos uma missão a cumprir e um destino a chegar e como vamos chegar lá vai depender do livre arbítrio de cada um e dos acidentes de percurso.

 
O destino existe, assim como os acidentes que impedem que ele seja realizado. Destinos são desfeitos por acidentes, ou seja, acidentes são os imprevistos da vida. A questão é: como vamos lidar com eles? Dependendo da forma que resolveremos os imprevistos estaremos muitas vezes mudando o rumo do nosso destino. Sempre que ocorre um "acidente", algum destino está sendo desfeito. Neste sentido, o destino existe e não é imutável. Enfim, podemos mudar o nosso destino pré-programado (muitas vezes até por nos mesmos antes de reencarnar) o que não significa que estaremos livres dele e talvez tenhamos que refazê-lo de outra forma, ou adiaremos para uma nova etapa da vida ou até mesmo teremos que cumpri-lo em outra reencarnação. 
Outra analogia que podemos fazer é que a nossa vida é como uma faculdade onde temos uma meta a seguir. Cadeiras obrigatórias e facultativas. Provas a cumprir. Podemos passar ou não e se reprovarmos teremos que refazer aquela matéria. Assim é a nossa vida com provas já estabelecidas a serem cumpridas e se não passarmos teremos que voltar novamente para refazer.    
 
 Penso que o termo predestinação seria o mais preciso quando se fala em destino. Pois, fala de um destino fixado previamente, e é um termo cunhado pela teologia. Ou seja, foi criado para afirmar esta idéia. Neste sentido, acreditar em predestinação é acreditar que "alguém" escreve o nosso destino. É a idéia de um ser supremo e onipotente a agir sobre suas criações. É acreditar que nada acontece por acaso. É acreditar na lei de causa e efeito. É acreditar na lei dis carmas. É  simplesmente acreditar que Deus existe e cuida das nossas vidas.

 
Chegar ao nosso destino nada mais é do que cumprir as provas determinadas por nós mesmos ao longo das nossas vidas. Ou seja, a cada vida que passamos vamos escrevendo o futuro do nosso destino para a próxima vida. Sendo assim o que não cumprirmos nessa vida vai determinar o que terei que refazer numa próxima, os erros que cometerei nessa vida terei que corrigir numa próxima e assim estarei traçando meu próprio destino.  

            Na perspectiva mística deve imperar uma atmosfera nebulosa e mágica, sensacional. Isso foi escrito por entes sobrenaturais, sobre os quais não temos qualquer poder ou acesso. Criaturas da noite ou de luzes transcendentais a produzir um fato único, sublime e preciso, o qual foi planejado nos confins de universos distantes ou paralelos ao nosso, os quais somente não seriam percebidos por míopes de espírito.

            Na perspectiva racional e determinista há simplesmente o controle das causas, seu conhecimento preciso e acabado, e assim pode se determinar o que as coisas serão. E isto não demarca nenhum mistério. É simplesmente a explicação racional. Explicar é encontrar as causas. Determinar é saber como manejá-las para se produzir infalivelmente o que se quer. Se, por exemplo, você unir uma chama a um elemento inflamável, terá a combustão deste. Saber como fazer e executar o que se deseja, é determinar. Fogo associado a um elemento inflamável gera uma reação explosiva, de combustão, e não outra coisa. É assim necessariamente. Na filosofia é chamado de necessidade.

            Também é muito utilizado o termo "determinante", o qual, neste sentido, é simplesmente sinônimo de causa. Se um fator é determinante, ele é causa. Acreditar em predestinação (ou em destino) é acreditar que tudo já está determinado. Para algumas coisas isso já é até possível. A morte, por exemplo, é uma predestinação. Todos seres vivos estão predestinados à ela.

 
Sendo assim a pergunta que não sai da minha mente é: Podemos fugir do nosso destino? Eu particularmente acredito que não, podemos por um tempo fugir dele sim, nos escondermos atrás de uma armadura, de uma máscara, usar o livre arbítrio para tentar escapar de algo que por hora não queremos fazer ou que por uma razão não podemos cumprir. Mas um dia a vida nos remete de volta a estrada que nos leva ao rumo do nosso destino. E se o caminho vai ser longo ou curto, não sei, mas a verdade é podemos adiar ao máximo nossa sina, mas um dia teremos que cumprir as determinações do alto. Podemos escolher o caminho mais fácil ou o mais difícil, mais alegre ou mais sofrido, mais curto ou mais longo, mas não podemos de forma nenhuma fugir dele. 

 
Então, que assim seja!!! Boa Sorte ;)
Postado por Aninha às 21:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...