01/03/2012

Reformar é melhor

Print

Reformar é melhorar



Reformar é um processo que envolve muitos detalhes. Cada item é importante porque completa o conjunto. Limpeza, transformação, renovação. Uma nova roupagem que muda o cenário. Reformar é melhorar o ambiente. Em todas as ações há uma ligação do externo e interno. A reforma é muito significativa e faz os links desse diálogo de modo especial.

Já ouvi muito que reformar dá trabalho. Sim, é trabalhoso. Somos acostumados a ficar presos na zona de conforto, a não alterar nada, a deixar tudo como está. Reformar é mudar e ainda temos muita resistência a tudo que representa mudança. A opção pelo caminho fácil pode até ser mais tentadora, mas, quando a chama da mudança floresce, descobrimos que a trilha difícil pode ser surpreendente e expansiva.

Reformar uma casa tem muita sintonia com reformar nosso ambiente interno. A limpeza, por exemplo, é uma etapa que nos convida ao desapego. Vamos encontrando objetos que há tempos não tem participado do nosso cotidiano e que estão ali com energia parada. Podemos até descobrir objetos que podem também ser reformados e ganhar uma nova roupagem. E percebemos que reciclar pode ser simples e criativo. Isso se entrelaça com os relacionamentos e nos faz questionar sobre a sustentabilidade das relações. O que precisamos rever e esclarecer? Onde necessitamos melhorar?

É impressionante o quanto nos sentimos leves depois de selecionar o que pode ser jogado fora ou doado caso tenha alguma utilidade. Parece que o ambiente ganha uma atmosfera de leveza que abre espaço para o novo. A mesma sensação se aplica quando temos a coragem de encarar nossos sentimentos, nos libertar de mágoas, perdoar a si e aos outros, expressar nossas emoções e ampliar nossa consciência sobre a interligação do nosso corpo físico, emocional e espiritual.

A limpeza abre a porta da transformação. E cada ação se transforma em um passo que avança para a renovação. E como é espetacular renovar. Reformar é renovar. As mudanças ganham cores, formas, objetos e detalhes que se completam no cenário. E cada ambiente concluído traz uma satisfação imensa. Reformar é um verbo que desperta muita ação. E ação que se transforma em realização com sabor de vitória.

Ao finalizar o ciclo da reforma, observamos que nasceu uma nova percepção reformulada e com uma energia melhor para seguir adiante vencendo os desafios da jornada. Na caminhada da vida tem muitas estações de reformas para exercitarmos nossa capacidade de renascer.

Reformar é uma oportunidade para aprender e melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...