12/01/2013

O Umbandista verdadeiro e o de fim de semana

Print


Dentro dos milhares de terreiros espalhados por esse país e pelo mundo podem encontrar casas cheias de "médiuns", todos, ou quase todos, presentes no dia de sessão, a fim de cumprir, por mais uma vez sua missão.

Entretanto, podemos identificar facilmente dois grandes grupos de Umbandistas: o Umbandista Verdadeiro e o Umbandista de fim de semana. Apesar de ser impossível verificar apenas na aparência em qual grupo determinado médium se encontra as atitudes, os pensamentos, a preparação do adepto deixa claro sua classificação. Essa classificação deve ser feita intimamente por cada um que se diz "Umbandista", colocando em uma balança seus atos.

Mas, genericamente, podemos defini-los dessa forma:

O Umbandista verdadeiro, não deixa de ser Umbandista quando os atabaques do terreiro silenciam. Ele continua vivenciando sua religião mesmo fora do templo sagrado. Pois sabe que é aqui fora que se deve por em prática todos os ensinamentos dados pelos guias na sessão, é o momento que se realiza a grande e verdadeira Gira da vida.

O Umbandista de fim de semana, é aquele que espera ansiosamente o fim de semana para novamente nesse dia sagrado ser o"SANTO",chegar bem cedo,conversar com todos,mostrar que ele e o "cara",fazer caras e bocas,conversar com todos para saber de antemão como eles estão para na hora dos passes estar com tudo na ponta da língua,para poder impressionar os pobres incautos que procuram a religião para poderem aplacar as suas dores e anseios.Geralmente eles são grande oradores, as pessoas `a qual dão o passe saem maravilhadas,mal sabem eles que tudo não passa de uma peça do egocentrismo do médium.

O Umbandista verdadeiro é aquele que se orgulha de sua religião, não teme assumi-la publicamente, ou ajudar aquele que precisa. É aquele médium interessado, que sempre busca aprender mais, questionar mais, buscando compreender melhor como funciona sua religião e a espiritualidade.
O Umbandista verdadeiro tem amor à sua casa religiosa, pois entende que é nesse solo sagrado que seus Orixás e seus guias se manifestam, além de ser uma escola onde desenvolve sua mediunidade e aperfeiçoa sua moral. Busca auxiliá-la em tudo que precisa, tem zelo, tem capricho.

Umbandista verdadeiro desde o momento em que acorda, já está em sintonia com o astral superior, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e fazendo seu banho de descarga, pois sabe que os irmãos espirituais já estão agindo em seu templo e em sua matéria. Precisa estar bem, para socorrer aqueles que lá estarão precisando de auxílio.

O Umbandista de fim de semana somente professa a sua fé e age como umbandista quando está no terreiro, pois antes de chegar ele transforma o dia daqueles que estão ao seu lado um verdadeiro terremoto, pois nesse dia somente ele poderá brilhar, quando termina a sessão já começa mostrar o que realmente ele é e com o que ele realmente importa-se. "BRILHAR NA SESSÃO" da próxima semana.

E esquece-se, que muitos irmãos doentes procuram nossas casas em busca de alívio para seus males. Qual seria a lógica de um filho de fé. Cultiva vícios, más palavras, más atitudes e intrigas, muitas vezes os próprios filhos carnais estão passando dificuldades e eles não ajudam, pois somente a sessão semanal deles e o que importa. Vamos parar de ser hipócritas e começarmos a ajudar em primeiro lugar aqueles que fazem parte da nossa família carnal, pois eles são os primeiros elos da nossa corrente evolutiva. Esses pobres médiuns não tem noção de que a espiritualidade já está agindo sempre em todos os lugares e que seu comportamento fanático prejudica seriamente seu desenvolvimento espiritual.

O Umbandista verdadeiro realmente acredita naquilo que professa. Sabe que a espiritualidade está em todos os lugares e tudo que faz, faz com fé e amor, pois tem a certeza que os espíritos estão ali e irão, de alguma forma, auxiliá-lo, mesmo não sendo da maneira que ele esperava. Não se desespera com as provações, com os contratempos, com as peripécias da vida, pois sabe que é nos momentos difíceis que realmente somos lapidados.

O Umbandista de fim de semana duvida do que professa. Não tem certeza das manifestações. É aquele que acredita que sendo Umbandista, nunca mais terá problema de saúde, que nunca mais terá problemas financeiros. Quando tais problemas aparecem, revolta-se e mais uma vez põe em dúvida sua religião. É aquele que acredita serem as entidades verdadeiros "gênios da lâmpada", que tudo que ele pedir e quiser, elas terão que dar... Acredita que não haverá mais contratempo e que não passará por provações, pois as "entidades não vão o deixar sofrer".

E você meu irmão de fé? Em qual grupo de Umbandista está?

Se estiver na dos Umbandistas Verdadeiros, parabém continue buscando o aperfeiçoamento de sua fé e cumprindo sua missão.


 

    JAGUAR MISTICO.

2 comentários:

  1. Paulinha cruz-BH12/1/13 12:56 AM

    maravilhoso o texto,Jaguar, e nesse tom mesmo que as coisa acontecem,muitos Saõ santos e em casa são uns capetas,infelizmwente conhço vários mediuns assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jaguar mistico12/1/14 3:45 PM

      Ola,querida desculpe o atraso da resposta,mas por ironia do destino estou agradecendo seu comentário exatamente um ano depois.Novamente peço perdão pelo ato falho,um grande abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...