20/04/2013

A frase de Freud

Print


Recebi, dia desses, uma imagem no facebook contendo uma frase cuja autoria fora dedicada a Freud. Não sei se Freud realmente disse isso algum dia, mas a frase em si, me deu o que pensar:
A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade”.
Simples assim. No fundo, uma sentença muito verdadeira.
A Umbanda, por exemplo, é uma religião que liberta, ou melhor, tem essa proposta de libertar qualquer um de seus participantes, principalmente através da iluminação. Tal liberdade trás, como diz a frase, responsabilidades então a Umbanda diz: Quer beber? Beba. Quer fumar? Fume. Quer comer? Coma. Quer transar? Transe. Mas esteja pronto a encarar as consequências de seus atos. Só isso.
A Umbanda não coloca demônios atrás de ninguém, não condena ninguém ao inferno nem a danação eterna, só joga sobre seus ombros a responsabilidade de seus atos. Só isso.
Qual é o problema disso? Eu vejo pelo menos dois:
Primeiro quando usamos essa liberdade de forma errônea e acabamos encontrando o bode expiatório perfeito: os espíritos. Eles não reclamam, não se defendem, em fim, podemos jogar a culpa neles a vontade. Bebi e fiz besteira? Tava com um “Exu” encostado. Arrumo confusão porque sou filho de Ogum.
O segundo problema é quando alguém faz isso por nós, alguém joga as responsabilidades de nossos atos nos espíritos. “Você não arruma emprego porque tem um encosto”. Você não arruma marido (esposa) porque não “agradou o santo”. Pra você melhorar, precisa fazer tal e tal ebó.
A Umbanda é a religião mais libertária que conheço, pois ela permite que você faça qualquer coisa, desde que esteja pronto a enfrentar o que isso desencadeará. Isso porque se responsabilizar pelos seus atos é a melhor forma de aprender com seus erros e, com isso, ser uma pessoa melhor. Quando nos acostumamos a jogar a culpa de tudo nos outros, perdemos uma grande oportunidade de crescer e tal dinâmica se aplica a todas as áreas de nossas vidas. Por isso sempre digo: você quer ser Umbandista? Então aprenda a ser um ser humano melhor antes e não há curso no mundo que ensine isso melhor que a própria vida.

                                                     ninodenani-artfolk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...