Criei este blog para armazenar e difundir livros,audiobooks,estudos,músicas,sobre assuntos que tenho grande interesse, tais como:Religiões afro-brasileira,antigas crenças,lendas mitos e esoterismo.
13/06/2013
Hoje é dia de Santo Antônio...
Hoje é dia de Santo Antônio, sincretizado na Umbanda como Exú. Portanto é dia de saudar o Orixá dos Caminhos. Alupô Exú!
Orixá Princípio de Movimento e Interligação. O Mensageiro dos Orixás. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações, devem sempre ser feitas em primeiro lugar. Sem Exú não se faz nada, é o principio e o fim de tudo.
Se estiver atrapalhado, precisando de ajuda para obter um emprego ou realizar qualquer tipo de negócio este é o Orixá que pode te dar a solução. Exú é insubstituível, em qualquer situação temos que chegar até ele. Exú é capacidade dinâmica e está presente em tudo na nossa vida. É o princípio da criação, da fecundação, é companheiro do ser humano do inicio ao fim da vida. Cultuado também com o nome de Bará em algumas regiões, sendo o Orixá que rege a falange dos Exús na Umbanda. Sem Exú que é um caminho, nada se faz. Este elemento é primordial a vida, está presente em tudo e é considerado o caminho inicial.
Orixá respeitado em todas as reuniões por seu apoio e segurança. Rege as estradas que representam os caminhos (escolhas), e as encruzilhadas que representam as encruzilhadas da vida, que acabam representando também as escolhas. É ele que rege os caminhos que as pessoas resolvem trilhar, usando o seu livre-arbítrio, refletindo na sua vida as consequências das suas decisões. Exú faz a ponte entre as pessoas e as Divindades, levando nossas preces aos destinados Orixás, cumprindo seu papel de o mensageiro dos Orixás.
Os Arquétipos dos seus filhos: Os filhos de Exú possuem um caráter ambivalente, ora são pessoas inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros, ora são bravas, intrigantes e ficam muito contrariadas. As pessoas de Exú não têm paradeiro, gostam de viagens, de andar na rua, de passear, de jogos e bebidas, são muito alegres. Quase sempre estão envolvidas em intrigas e confusões. Guardam rancor com facilidade e não aceitam ser vencidas. Muitos de seus filhos são boêmios.
Cores: Vermelho
Dia da semana: Segunda-feira
Saudação: Alupô Exú
Vela: Vermelha
Dia comemorativo: 13 de junho (Santo Antônio)
Particularidades: O Orixá da chave, é ele quem abre nossos caminhos de acordo com nosso merecimento. É o Orixá mensageiro, portanto ele nunca é esquecido dentro dos trabalhos da Umbanda, porque sem ele não se faz nada, tudo precisa passar por ele, antes de ser encaminhado a quem estamos chamando. Guardião das encruzilhadas e da entrada das casas.
Ponto da Natureza: Encruzilhadas.
Postado por
jaguarmistico
às
6:42:00 PM
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
APRENDIZADO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário