23/08/2013

DEUS E A UMBANDA

Print

Na Umbanda se fala e ouve muito a respeito dos Orixás, dos Guias Espirituais, Mentores, Mestre de Luz e ainda muito mais que os Guias Espirituais "fazem milagres" e que nossos amados Orixás, divindades regentes da evolução e da natureza, sempre nos amparam e nos ensinam se fomos merecedores.

Mas e Deus? A religião de Umbanda cultua Deus? A Umbanda é uma religião monoteísta ou politeísta?

Sim meus irmãos de Fé; nossa Umbanda é uma religião monoteísta que cultua um único Deus e tem em nosso Divino Criador Olorum (Deus, Zambi, Tupã) como Senhor e Criador de tudo e de todos, conduzindo a evolução de todos os seres e criaturas através dos nossos amados Orixás.

Difícil falar sobre Nosso Divino Criador Olorum, pois explicar algo que nosso pensamento e raciocínio humano e terreno não conseguem entender, mas mesmo não entendendo, acreditamos, oramos e pedimos a Ele (talvez o grau mais alto da Fé, ter Fé sem precisar de provas concretas).

Seria um ultraje da minha parte falar algo sobre Nosso Divino Criador Olorum, mas o único fato que posso afirmar é que observando nossa religião, talvez conseguiremos entender um pouco Dele.

Pensem comigo:

- Existem centenas de milhares de Guias Espirituais (direita e esquerda) que atuam em centenas de milhares de campos distintos;
- Existem centenas de milhares de Anjos de Guarda que atuam em centenas de milhares de campos distintos;
- Existem centenas de milhares de Espíritos e Mestres de Luz que atuam em centenas de milhares de campos distintos;
- Existem centenas de milhares de seres (Elementais, Naturais, etc.) que desconhecemos que atuam em centenas de milhares de campos distintos;
- Existem centenas de milhares de Orixás (Divindades) que atuam em centenas de milhares de campos distintos.

Com isto posto, podemos começar a suspeitar ou talvez começar a entender quem é e como age Nosso Divino Criador Olorum.

No momento de hoje, o que apenas precisamos entender é que Nosso Divino Criador Olorum está em tudo e em todos, Ele é o começo o meio e o fim (se existir um fim). Ele está nos Orixás, nos Anjos de Guarda, nos Mestres de Luz, nos Mentores, nos Guias Espirituais, nos seres, nas criaturas, nos seres humanos; está no Alto, no Embaixo, na Direita, na Esquerda, pois se algo existir Ele estará lá, e se Ele não estiver, então nada existe.

Como dizia nosso saudoso Pai Zélio Fernandino de Morais (Médium e Sacerdote fundador da Umbanda): " Em nossa religião a palavra Umbanda significa: Um = Deus, Banda = todos nós."

Simplificando: Umbanda = Deus conosco.

Que Nosso Divino Criador Olorum e nosso Pai Oxalá nos Abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...