30/12/2010

ANO DE OXUM

Print


Mãe da água doce, Rainha das cachoeiras, deusa da candura e da meiguice, dona do ouro. Oxum é a Rainha de Ijexá. Orixá da prosperidade, da riqueza, ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe.
Tudo que está ligado à sensualidade, à sutileza, ao dengo, tem a regência de Oxum. Esta força é que desenvolve tais sentimentos e comportamentos nos indivíduos, sendo o sexo feminino o mais influenciado.
Oxum também é o flerte, o namoro, a paquera, o carinho. É o amor puro, real, maduro, solidificado, sensível. Oxum não chega a ser a paixão. Esta é Iansã . Oxum é o AMOR, aquele verdadeiro. Ela propicia e alimenta este sentimento nos homens, fazendo-os ser mais calmos e românticos.
Realmente, OXUM É A DEUSA DO AMOR. Sua força está presente no dia-a-dia, pois quem não ama de verdade? Embora o mundo de hoje esteja tumultuado demais, ainda existe espaço no coração para o amor.
Oxum é os sentimentos doces, equilibrados, maduros, sinceros, honestos. É o sentimento definitivo, aquele que dura toda a vida. Oxum é a paz no coração, é o saber que "amo e sou amado".
Regente do ouro, ela está presente e se encanta em joalherias e outros lugares onde se trabalha com ouro, seu metal predileto e de regência absoluta. É a protetora dos ourives. Oxum é o próprio ouro, e está presente em todas as peças e jóias feitas com este metal.
Entretanto, a regência mais fascinante de Oxum é a FECUNDAÇÃO, melhor, o processo de fecundação. É Oxum que vai evitar o aborto, manter a criança viva e sadia na barriga da mãe. É Oxum que vai reger o crescimento desta nova vida que estará, neste período de gestação, numa bolsa de água – como ela, Oxum, rainha das águas. É sem duvida alguma, uma das regências mais fascinantes, pois é o inicio, a formação da vida. E Oxum "tomará conta" até o nascimento, quando, então, entregará para Yiá Ori (Iemanjá), que dará destino àquela criança.
Como disse antes, Oxum é uma força da Natureza muito presente em nossas vidas, já que todos nós fomos gerados no útero materno; todos nós convivemos, ainda na barriga da mãe, com Oxum e, num breve sentimento de carinho e amor, estaremos desenvolvendo esta força dentro de nós. OXUM É O AMOR E A CAPACIDADE DE SENTIR AMOR. E se amamos algo ou alguém é porque ela está viva dentro de nós.
Oxum faz sincretismo com as Nossas Senhoras que têm querubins aos seus pés, sobretudo Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Conceição.
Na passagem do ano homenageie Oxum usando algo AMARELO ou uma peça de ouro, conecte-se com essa Energia e comece o ano abrindo o seu coração, declarando seu amor a quem é importante pra você.




Banho de Oxum (para proteção) - FAÇA EM 31 DE DEZEMBRO
Um punhado das seguintes ervas:
- alfavaca
- alfazema
- manjericão miúdo
- manjerona
- melissa
Em um balde limpo, adicione 5 litros de água, coloque as ervas e macere bem até que as ervas se desfaçam ( ao macerar procure ir fazendo suas orações à Oxum e se concentrando em seus pedidos) cubra o balde com um pano branco e deixe por 5 horas. Coe para um outro balde limpo, e adicione mais água do chuveiro, após o banho higiênico jogue desde a cabeça aos pés fazendo seus pedidos à Oxum. Jogue o resto das ervas que foram coadas em um jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...