12/10/2011

A peregrinação............

Print

Há uma frase que gosto muito que diz: “Numa peregrinação, a cada passo, você está se aproximando de Deus e a cada passo que dê em direção a ele, são dados dez passos dele em direção a você. Quando a estrada termina e o objetivo é cumprido, o peregrino sente que viajou apenas de si par a si mesmo, e o Deus que encontramos estava o tempo todo dentro de nós, ao redor de nós, conosco e ao nosso lado.” - Satya Sai Baba

Durante as nossas reflexões de final de ano, comuns para quem pensa em ser uma pessoa melhor nos próximos anos, entendi que meu ano de 2011 foi um ano inteiro de peregrinação, que ainda não acabou e continuo peregrinando.

Começou com a viagem à Índia que fiz em Janeiro, foram 46 dias, que acabaram fazendo com que eu repensasse minha vida, meus valores, minhas motivações e os meus parâmetros sobre felicidade.

Com o retorno vieram os questionamentos, insights, novos olhares e novos rumos a serem tomados como frutos de uma busca interior motivada pela peregrinação, não externa de caminhar horas, dias ou meses na busca de uma terra prometida ou algo sagrado, mas sim uma peregrinação que considero fundamental que é a peregrinação interior. Todas as religiões e filosofias apontam para esta peregrinação de irmos de nós para nós mesmos, irmos para dentro, para o centro, para a nossa essência, para a verdade, irmos da mente para o coração.

Este último exemplo é um dos simbolismos da imagem do Sagrado Coração de Jesus, que tem a idéia de nos apontar o caminho de nossa peregrinação, de irmos para o coração.

Dentro de nossa realidade, do mundo atual e de nossos compromissos com ele, muitas vezes não temos como fazer uma peregrinação no verdadeiro sentido da palavra que é andar por terras distantes, viajar, irmos em romaria. Mas todos nós podemos e devemos, ao longo de nossas vidas, irmos para uma peregrinação interior, de sairmos de nossa condição mundana e buscarmos a condição espiritual. Peregrinarmos do eu exterior para o Eu interior, das atitudes mundanas para as atitudes espirituais, de um cotidiano banalizado para um cotidiano espiritualizado.

Agora o que vale a pena lembrar, o que muitas vezes fica esquecido, é que os frutos desta peregrinação serão manifestados no cotidiano, nos relacionamentos, nas atitudes, na maneira de agir diante do mundo. Peregrinar é algo que nos faz ir à frente, pensar, sentir, chorar, questionar, repensar e ao chegar, voltar. Só que este regresso nos torna melhores, pois estaremos com os frutos desta peregrinação.

Há uma frase que me veio durante uma meditação na praia no final de tarde: "O eu exterior precisa do Eu interior assim como a sombra precisa da luz”. Não há sombra sem a luz, assim como não há eu, sem o Eu.

Desejo que neste novo ano cada um de nós possa, no nosso tempo e no ritmo de nossos passos, iniciarmos, continuarmos, persistirmos ou voltarmos de nossa peregrinação. Que todos nós tenhamos uma excelente viagem e lembremos sempre que, independente de chegarmos lá sempre teremos um companheiro de viagem ao nosso lado, dentro de nós, olhando por nós.

Lembremos do mantra Om Asatoma:
Asato mã sadgamaya, Tamaso mã jyotirgamaya, Mrityor mã amrtam gamaya

Tradução:
Leve-me (dando-me o Conhecimento) da não verdade para a Verdade; da escuridão (da ignorância) para a Luz (do Conhecimento); da mortalidade (sentido de limitação) para a Imortalidade (liberação da ignorância sobre mim mesmo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...