12/10/2011

Somos livres

Print

Basta darmos uma escapa de nossa rotina para um sentimento de liberdade aflorar em nós. Acredito que isso já tenha acontecido com você também em uma viagem, um passeio ou um encontro.

Pelo menos foi este sentimento que brotou em mim quando, dirigindo a minha moto pela estrada, estava indo a um retiro no interior de São Paulo. Engraçado esta sensação surgir neste momento, pois absolutamente nada havia acontecido ou mudado em minha vida, apenas a minha localização no globo terrestre.

Mas se este sentimento apareceu é porque me sinto preso, pois caso contrário não o teria. A grande pergunta é porque me sinto preso? O que me prende?

Refletindo sobre esta pergunta percebi como me sinto como um pássaro engaiolado quando estou em meu dia-a-dia, mas que absolutamente nada nem ninguém me prende. Acredito que eu mesmo me aprisiono, pois percebo que nos deixamos envolver por uma sensação de sufocamento pelos nossos afazeres, obrigações, responsabilidades, compromissos, relacionamentos ou agenda. Mas que na minha visão trata-se de uma sensação ilusória, exceto quando perdemos o controle das situações ou deixamos pessoas e acontecimentos assumirem o comando de nossas vidas, neste caso concordo que realmente estaremos presos ou seremos reféns.

Percebi então que minha agenda continuava cheia, meus afazeres pendentes, minhas responsabilidades devendo ser cumpridas e a sensação de liberdade me visitou do mesmo jeito por alguns instantes. Que ótima experiência e como valeu saber que nada me prende a não ser eu mesmo.

Mas que isso também nos sirva de reflexão: que possamos em nosso dia-a-dia nos sentirmos cada vez mais livres, vivos, presentes e atuantes. Sendo responsáveis pelos nossos atos, por nossa maneira de viver e pela nossa liberdade. Assim não daremos espaço para pessoas ou situações nos aprisionarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...