15/03/2011

ÁGUA

Print

Água é um dos Quatro Elementos de alquimia. 
Molhar no senso alquímico leva as propriedades arquetípicas de limpar e purificação.
É associado com a operação de Dissolução e representou pela lata de metal. É um dos quatro elementos primários da Natureza.
Sendo os demais, a Terra, o Ar e o Fogo, É o elemento frio e úmido, com analogia com a noite e o inverno.
É um elemento líquido, incolor, inodoro e insípido, essencial à vida; sua composição química é "H2o", portanto dois elementos gasosos que na composição se liquefazem. Para os hermetistas, compõe o princípio úmido da plasticidade, da materialidade, da passividade e da mutação.
A Água é um princípio feminino; representa o Astral; é o oposto do elemento Fogo, que é dinâmico e masculino.
Em Maçonaria é usada para a primeira purificação da Matéria; nas religiões, o batismo é feito pela Água, simbolizando a purificação, o perdão dos pecados e a "colocação" do espírito na pessoa.
Ha o batismo por "aspersão", que é o procedido pela igreja, através da água benta aspergida pelo sacerdote sobre a criança até os oito dias de vida e por imersão, como "sucedeu com Jesus no rio Jordão e que consiste em submergir todo o corpo.
No Templo de Salomão havia o Mar de Bronze, para as abluções; os que entravam no Templo necessitavam lavar-se para retirar o pó das viagens; era uma obrigação mais higiênica que litúrgica; os maometanos, antes de ingressar em suas Mesquitas, lavam pés, rosto e mãos, existindo para asso, no pátio externo, lavábulos apropriados.
Os Cristãos Católicos Romanos, benzem-se, antes de entrar na nave das Catedrais ou Igrejas; consiste em molhar a ponta dos dedos da mão direita em um recipiente apropriado que contém "Água benta", e fazer o sinal da Cruz deixando pequenas gotas nas quatro partes do corpo, compreendidas a fronte, os ombros e o plexo solar. A Água é o solvente universal; bom condutor de eletricidade; participando de qualquer alimento e fazendo parte do corpo humano numa percentagem considerável.
Religiões antigas, apagavam num recipiente de Água, um tição aceso, misturando assim os dois elementos, tornando a Água sagrada, que era usada para fins litúrgicos. Na Umbanda e religiões afins, deixa-se em um canto do recinto um copo com água com a finalidade de "absorver" os fluídos negativos. As abluções, em certa época eram feitas obedecendo a certas regras, com a finalidade da cura de certas enfermidades, como o artritismo, o reumatismo e a gota.
Na atualidade, temos a "Água pesada", enriquecida com urânio, para fins de criar a energia atômica. A Água existe nos três estados: gasosa, líquido e sólido, sendo esse último em forma de gelo.
Água e o Oxigênio são elementos essenciais à Vida e sem eles inexistiria a própria Natureza.
O primeiro homem simbólico foi formado de pó e água, nas cerimônias de sepultamento do corpo, é referido que o pó deve retornar a Terra, que o forneceu, mas não se menciona a Água porque se trata de elemento sagrado em constante mutação. Na índia existe um rio todo, considerado sagrado: o gánges em Israel, os, peregrinos cristãos, têm no rio Jordão, um rio sagrado, porque nele, Jesus foi batizado. Na fonte de Siloé, em Jerusalém, onde Jesus lavou os olhos de um cego, restaurandolhe a visão, os peregrinos da atualidade, calhem daquela Água, e a levam para cura dos males da visão; em torno disso há um forte comércio, porque essa água é vendida em frascos.
Na Iniciação maçônica, após a purificação pela Água, ela é ingerida na forma da "boa e má bebida", que inicialmente é doce e seu resíduo amargo; isso se destina à purificação "interior" do maçom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...