24/03/2011

AS ENTIDADES SÃO DA RELIGIÃO X OU Y ?

Print
 É comum ouvirmos o seguinte : "meu orixá tal não é de Umbanda e por isso tenho que ir para o Candomblé", " minhas entidades são todas de mesas branca" ," meus guias não são de kardecismo e por isso tenho que desenvolver na Umbanda",  " Tá na Umbanda, mas minha criança é um erê de nação " …. como é isso ????
Os espíritos são em essência de religião X ou Y ? O meu caboclo não pode trabalhar num centro espírita ? Um médico não pode trabalhar na Umbanda ?
Porque entra em conflitos essa linha de pensamento,  justamente com outras questões que também já ouvi. Quem faz as divisões somos nós, para eles não há separações. Um preto velho tanto pode ir num centro espírita , como numa gira de Umbanda, como numa roda de jurema…
guias
 



Um espírito pode TRABALHAR onde quer que seja chamado para ajudar, seja em qualquer seara espiritual??
Claro ! Um espírito evoluído , não faz segregações, vai onde quer que seja solicitado o seu apoio. Ele estará onde quer que seu médium esteja, seja na igreja, na sinagoga, no Centro Espírita, no terreiro de Umbanda, numa casa de Candomblé. Já pensou um caboclo dizer: " Ih ! o meu menino vai pra igreja? tô fora… vou passear em Aruanda e quando ele for para um terreiro de Umbanda eu volto " .. não tem sentido !!
Mas esse "trabalhar" é o quê ???
O seu trabalho vai depender claro, da Seara Espiritual que seu médium esteja. Se ele tá no Candomblé, o caboclo não vai incorporar, trabalhará na assistência ao público e vai obedecer, como todo espírito evoluído o faz, o sistema de trabalhos invisíveis que ocorre em TODA casa de cunho espiritualista, seja igreja católica, evangélica, templo budista, etc.
Eles são os "nossos" guias , e não nos são dados pelas religiões. Logo não teria sentido pensar diferente. E temos sim, claro, o livre arbítrio que deve ser respeitado sempre, em escolher a religião que mais nos afinemos.
Mas analisando por prismas diferentes …. É muito comum e todos já devem ter ouvido; a entidade X é de Umbanda ou de Candomblé, ou de mesa branca . Isso não significa que ela só vá trabalhar em determinado lugar. Mas poderia significar origens encarnatórias? Falanges pertencentes? Grupo espiritual a que esteja inserida? Os espíritos ditos de luz, claro, não são presos a religiões ou amores pátrios, e todos formam um imenso grupo em prol de auxiliar a humanidade e seus guiados , suas missões, seus médiuns (nós). Mas sabermos que no astral existem grupos de espíritos que se agregam e forma grande correntes e grupos no astral, espíritos com afinidades e visões em comuns. A Umbanda por exemplo partiu de uma agrupamento , de uma corrente de espíritos no plano espiritual.. ela tem a sua formação, as suas estruturas, os seus pilares que o astral nos trouxe. Suas leis, foram uma grande egregora no astral e esse egregora, é mantido pelo mesmo plano espiritual. Há espírito inseridos nessa corrente, outros não. O que seriam EXUS DE LEI ? São espíritos devidamente inseridos na organização astral de umbanda, que pertence a uma ordem e estão sob um conjunto de leis estabelecidas pelos espíritos comandantes dessa corrente.
Logo não é bem assim , uma gigante massa de espíritos sem agrupamentos, sem correntes e organização. O Nosso problema é enxergar isso como pejorativo, pelos nosso olhos egoístas, acho. De que isso soa como separação, como desunião, segregação. Mas não é nada disso ! Sentimentos que não fazem morada em espíritos evoluídos, mas sim uma forma de organizar, de agrupar e unir consciências afins, para que cada segmento cumpra seu papel , ao mesmo objetivo; o avanço da humanidade.
Pois não pensemos que os espíritos também não se agrupam por afinidades. Claro que sim. Afinidades estas não morais, mas de interesses como; ciência, moralidade , o espiritualizar dos homens, o socorro as aflições, o resgates de espíritos rebeldes, etc..
Sem contar em BAGAGENS ENCARNATORIAS. Um médium poderia perfeitamente ser mais inclinado a seguir uma religião A , por questões de afinidades encarnátorias e até karmicas… Assim seriam os espíritos. Logo, porque não haver religiões mais compatíveis a nós, e o próprio plano espiritual , responsável por esse guiar-nos na terra, nos indique o caminho?
Será mesmo que os espíritos que agrupam por questões raciais e sociais ? Um preto velho "baixando " num barracão tradicional de Djedje não poderá trabalhar porquê? preconceito com o preto velho? Se o Dr. Bezerra de Meneses, o Fritz, baixar num terreiro de Umbanda numa gira de criança ou caboclo, como fica? Devemos levar em conta que cada doutrina tem seu sistema de trabalho. Um preto velho não é aceito em casas espíritas porque para eles; o preto velho traz um título, que denotem classe racial, e um espírito não pode se apresentar dessa forma. Pois é como se ele estivesse ainda muito agarrado a sua posição social. Os trejeitos, linguajar peculiar de um preto velho, de um índio, denota apego material, a vestes de uma vida a qual o espírito ainda não se desligou por completo. Pois para a D.E espírito esclarecido não tem raça, não pertence a classes sociais, não tem idade. Tais referências são materiais. Da mesma forma que se um faraó, um imperador Romano chegasse em sua sessão, seria tratado tal qual o espírito do velho escravo, pois ele demonstra que não se desligou de sua última encarnação, principio básico dos espíritos esclarecidos. Se ele não se desligou, precisa de ajuda e socorro e não ao contrário. Essa é a visão da D. E é para mim, é bem coerente dentro dos termos que eles trabalham , porém não o é para a Umbanda, pois para nós , as vestes de pretos velhos, crianças, e índios, tem outro significado, pois entendemos o porquê disso. Coisa que eles não tem o porquê de entender , pois não faz parte de sua estrutura nem doutrina de trabalho.
Sabemos que os espíritos podem modificar-se , tomar a forma de qualquer outra encarnação que teve, que ele não precisa, via de regra incorporar conservando tamanhas caracterização, como o fazem na Umbanda. Porque tomar então, estando adentro de uma seara espírita? Porque não respeitar o sistema doutrinal da casa?
Seria a mesma coisa se eu fosse chamada para ajudar numa reunião evangélica, e fosse defumar, cantar pontos de umbanda e levar atabaques …
Porque um preto velho não pode trabalhar num barracão de djedje? Pq lá não se aceita trabalhar com eguns, e para eles , preto velho é egum , pois teve vida na terra. E não faz parte da doutrina e do sistema da religião. Agora o preto velho será impedido de trabalhar a nível invisível e barrado na porteira? Claro que não.
E porque conta de que os espíritos se agrupariam, formariam correntes astralinas e grupos? O que leva um espírito a ter maior inclinação para esta ou aquela religião?
Bom, não acretido em divisões raciais nem sociais, pois creio que os espíritos esclarecidos não se apegam a isso como nós.
Mas sim em afinidades de formas de trabalho, conhecimentos adquiridos e bagagens encarnatórias.
O que seriam bagagens esncarnatórias ? Não seria aí, classes sócias e raciais? Não , mas conhecimentos espirituais. Um espírito que jamais viveu em contato com algum tipo de vida sacerdotal de cunho magística, nunca teve contato com nenhum culto xamã, ou sequer detém conhecimentos de medicina natural, não tem o menor conhecimento com manipulações mágicas tão peculiares a umbanda, seria um caboclo, um preto velho como? Como ele poderia ter os conhecimentos que um preto velho de umbanda precisa ter?
Qual é a sua opinião?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...