É uma religião que cultua os antepassados e entidades conhecidas como loas. O vodu é parecido com o candomblé.
Os rituais do vodu são marcados pela música, a dança e muita comida. Quem conduz o ritual, é um líder homem (hougan) ou uma líder mulher (mambo).
Na cerimônia, os participantes entram em transe e incorporam os loas (existem os bons e maus) e, além disso, eles comem animais sacrificados.
A religião já foi marginalizada pelos EUA, pois a mesma, é voltada à magia negra, fizeram isso como forma de reprimir a religiosidade dos negros.
Desde 2003, vodu é reconhecido formalmente pelo governo como uma religião legítima no país.
No Brasil, a mesma matriz religiosa, trazida pelos negros da África Ocidental, misturou-se com outras práticas religiosas, sobretudo o catolicismo que ganhou expressões na Bahia, que foi chamada de candomblé jeje e no Maranhão e Amazonas foi batizado de tambor de mina. O vodu influenciou a cultura brasileira.
Como Fazer um Boneco Vodu
Como os bonecos vodu se tornaram meios de influenciar pessoas é desconhecido, mas como as tábuas de ouija e as cartas de tarô, eles são poulares fora das tradições espirituais em que se originaram. O divertido de se fazer um boneco vodu é que vale quase tudo. Se estiver interessado em aprender a fazer um, aprenda como!
- Prepare os materiais listados abaixo.
- Faça uma cruz com duas varetas. Amarre-as juntas com o barbante. Sisal ou barbante encerado são melhores por serem mais resistentes.
Enrole o musgo espanhol sobre as varetas, começando no meio para reforço e passando pela cabeça, braços, meio e pés. Se possível enrole o musgo sem quebrar, em uma longa tira ao redor do boneco. A idéia é usar movimentos contínuos (o que resulta em um boneco mais resistente). Se quebrar o musgo, comece enrolando sobre a ponta para evitar que se solte. Se enrolar firme, não vai ter que usar barbante sobre o musgo.
Enrole o pano sobre o musgo, deixando um pouco a mostra nas extremidades. Prenda com cola. Se quiser, reforce com alguns pontos de linha.
- Faça o rosto. Prenda contas com linha, ou cole os olhos. Coloque um botão ou conta para a boca.
- Todo vestido
Vista seu boneco vodu. Peste passo é totalmente opcional, mas talvez você sinta o que o boneco representa, se ele quer vestir algo, se é homem ou mulher, e que tipos de objetos querem carregar, como uma bolsa medicinal ou uma sacola feminina. Lembre-se de que o boneco vodu deve representar uma pessoa real ou espírito. Algumas vezes eles são feitos para representar uma pessoa real, e neste caso um pouco da roupa ou dos cabelos desta pessoa devem ser usados na confecção do boneco., para dar a ele um pouco da energia desta pessoa.
- Imprima a foto o maior possível em uma folha de papel de transferência de fotografias.
Passe a foto a ferro em um pano branco, seguindo as instruções do fabricante do papel.
Corte o formato da pessoa, deixando uma aba para a costura.
- Corte o mesmo formato em um outro pedaço de pano, que será o fundo de seu boneco.
Costure as duas metades do avesso, deixando um espaço perto do centro para o enchimento. Corte o excesso de pano depois de ter terminado. Corte pequenas fendas nas axilas e dedos, sem romper a linha. Pode ser uma boa idéia costurar metade, encher, e costurar o resto.
- Vire o boneco do lado direito com cuidado. Use um lápis para virar os dedos.
- Encha o boneco com retalhos de pano, linha, algodão ou material para enchimento.
Feche a abertura.
- Se houver algum texto ou gráfico na imagem, lembre-se de inverter a imagem horizontalmente antes de imprimir, para que fique do lado direito depois de transposta para o tecido. Ou corte um coração de pano e costure por cima da imagem.
- Coloque os alfinetes. Os praticantes do vodu, ao invés do que o mito diz, usam os bonecos para coisas positivas, como a cura. Se ferir alguém, as leis do karma ditam que sua punição será maior e pior. São usasod sete alfinetes, cada um com um símbolo diferente:
- Amarelo – sucesso
- Branco – positivo
- Vermelho – poder
- Roxo – espiritualidade
- Verde – dinheiro
- Azul – romance
- Negro – repele energia negativa
- Amarelo – sucesso
Nenhum comentário:
Postar um comentário